Estão abertas as inscrições para o curso on-line “Materiais compósitos e polímeros” que tem início das aulas previsto para 12 de agosto de 2023, e que está sendo promovido em parceria pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). 


Com duração de 24 meses, o curso será conduzido por um corpo docente formado por Edilene de Cássia Dutra Nunes, Evaldo Motta, Gabriel Matos da Silva, Gerson Marinucci, Marcia Cardoso, Silas Derenzo, Silvio de Andrade, Valter José Luna e Waldomiro Moreira. As aulas acontecerão aos sábados a partir das 8h30, com intervalo entre 12h30 e 13h30, e término programado para as 17h30. 

 

IPT e Almaco promovem curso on-line sobre polímeros que terá início em agosto de 2023O conteúdo será distribuído em 19 módulos, começando por “Materiais 1, 2 e 3”, nos quais serão tratados temas como ciência dos materiais; polímeros; matrizes poliméricas; termoplásticos, elastômeros e termofixos; resinas fenólicas, furânicas, melamínicas, entre outras; resinas de poliéster ortoftálicas, isoftálicas e tereftálicas; conceitos, tipos e aplicações de gel coat, cargas minerais como, por exemplo, calcita, dolomita, talco e alumina tri-hidratada; conceitos, tipos e aplicações de desmoldantes; fibras naturais; fibras de alto desempenho; fibra de aramida e fibra de carbono.


Os módulos seguintes são denominados “Processos 1, 2 e 3”. Nesses, os participantes terão acesso a informações sobre spray-up e hand-lay-up; laminação contínua; enrolamento filamentar (filament winding); ciclo do design de materiais compósitos; uso de ferramentas computacionais no ciclo do design; modelação e fabricação de moldes; produção seriada; compressão a quente aplicada em compostos de moldagem; pultrusão; compostos de superfície sólida impermeáveis; moldagem por transferência de resina; compressão a frio; moldagem a vácuo convencional em autoclaves (vacuum-bag), entre outros assuntos.


A grade curricular do treinamento segue com os módulos “Adesivos estruturais”, no qual serão realizadas aulas sobre conceitos e caracterização de adesivos estruturais, além de casos de estudo, “Poliuretano”, com aulas sobre aplicações desse material, “Núcleos estruturais”, no qual serão tratados temas como conceitos de núcleo, núcleos para aplicação em estruturas “sanduíche” e como calcular esse tipo de estrutura.


Já o módulo “Aplicações e tendências Brasil e mundial”, que é o décimo da programação do curso, abordará os principais mercados ligados à indústria dos plásticos, aplicações nos mercados nacional e mundial, os desafios e tendências do setor de compósitos e casos de estudo de desenvolvimento e aplicação de polímeros.



 

Módulos sobre nanomateriais e reciclagem

 

Entre os 19 módulos pensados para o curso, estão alguns dedicados aos nanomateriais e à reciclagem. Um deles é denominado “Processos 4 nanotech” (13o módulo), no qual os participantes terão aulas sobre nanociência, nanotecnologia, nanocompósitos, nanotubos de carbono, grafeno, partículas isodimensionais, compostos de dióxido de titanio (TiO2), silicatos (SiO2), propriedades físico-químicas, áreas de aplicação, desafios e tendências, entre outros.

 

Já no módulo “Meio Ambiente, segurança e reciclagem” (18o módulo), as aulas terão como temas centrais a destinação correta e reciclagem de materiais compósitos, a responsabilidade ambiental, segurança e conceitos e operações de logística reversa, incluindo a legislação relacionada ao tratamento de resíduos.

 

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (11) 3767-4226 e pelo e-mail cursos@ipt.br.  

 

 

Imagem: IPT

 

 

 

Mais notícias sobre capacitação:

 

Formação de técnicos, um assunto urgente para a indústria

 

Cursos on-line e presenciais acontecem nos próximos meses

 

#Almaco #IPT #CursoOnline #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024