Entre os dias 22 e 23 de setembro será realizado em ambiente virtual o curso intitulado “Nanocompósitos poliméricos à base de grafenos e outras cargas bidimensionais”, a ser ministrado pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), com sede em São Carlos (SP).

 

O evento será composto por palestras sobre materiais com dimensões nanométricas que podem ser incorporados a matrizes poliméricas de termoplásticos e termofixos como o grafeno, por exemplo, bem como suas propriedades e os benefícios que podem ser obtidos a partir de seu uso.

 

Além disso, serão apresentados alguns estudos que abrangem a utilização de materiais que estão cada vez mais presentes em diferentes aplicações na área de plásticos. Entre eles figuram óxido de grafeno, dissulfeto de molibdênio e nitreto de boro hexagonal, assim como compósitos híbridos.

 

Alguns tópicos da programação do curso estão elencados a seguir:

 

As apresentações ficarão a cargo de Guilhermino José Macêdo Fechine, que é professor e especialista em engenharia de materiais e outras disciplinas relacionadas à área de polímeros.

 

As inscrições podem ser feitas aqui. Informações sobre cursos e eventos do ramo de plásticos estão disponíveis nas seções de mesmo nome em nosso site.

 

Foto: Freepik

 

 

Conteúdo relacionado:

Escassez de matéria-prima será tema de webinar

Grafeno em larga escala: um novo ativo para o desenvolvimento da indústria


 

#ABPol #Grafeno #Nanocompósitos #Plásticos #CursosOnline



Mais Notícias PI



PEEK substitui metais em guias cirúrgicas

O polímero de alto desempenho foi usado na fabricação de guias usadas em cirurgias ortopédicas, anteriormente feitas com materiais metálicos. O desenvolvimento resulta da parceria da belga Syensqo com empresas brasileiras.

19/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025