Entre os dias 22 e 23 de setembro será realizado em ambiente virtual o curso intitulado “Nanocompósitos poliméricos à base de grafenos e outras cargas bidimensionais”, a ser ministrado pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), com sede em São Carlos (SP).
O evento será composto por palestras sobre materiais com dimensões nanométricas que podem ser incorporados a matrizes poliméricas de termoplásticos e termofixos como o grafeno, por exemplo, bem como suas propriedades e os benefícios que podem ser obtidos a partir de seu uso.
Além disso, serão apresentados alguns estudos que abrangem a utilização de materiais que estão cada vez mais presentes em diferentes aplicações na área de plásticos. Entre eles figuram óxido de grafeno, dissulfeto de molibdênio e nitreto de boro hexagonal, assim como compósitos híbridos.
Alguns tópicos da programação do curso estão elencados a seguir:
O que são materiais bidimensionais? Por que é interessante o uso destes como cargas para polímeros?;
Síntese, propriedades e caracterização de cargas bidimensionais: grafeno, óxido e grafeno, dissulfeto de molibdênio e nitreto de boro hexagonal;
Propriedades: semelhanças e diferenças entre cargas bidimensionais: Processos de esfoliação para obtenção de cargas bidimensionais; Técnicas de caracterização de materiais bidimensionais;
Métodos de inserção de cargas bidimensionais em matrizes poliméricas;
Predições teóricas para propriedades de nanocompósitos à base de cargas bidimensionais;
Nanocompósitos poliméricos à base de cargas bidimensionais: Propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, reológicas, tribológicas, ópticas, biológicas etc.;
Estudos de caso de matrizes termofixas, matrizes termoplásticas e nanocompósitos híbridos.
As apresentações ficarão a cargo de Guilhermino José Macêdo Fechine, que é professor e especialista em engenharia de materiais e outras disciplinas relacionadas à área de polímeros.
As inscrições podem ser feitas aqui. Informações sobre cursos e eventos do ramo de plásticos estão disponíveis nas seções de mesmo nome em nosso site.
Foto: Freepik
Conteúdo relacionado:
Escassez de matéria-prima será tema de webinar
Grafeno em larga escala: um novo ativo para o desenvolvimento da indústria
#ABPol #Grafeno #Nanocompósitos #Plásticos #CursosOnline
Mais Notícias PI
Compostos da linha Xeramic passaram a ser comercializados em versão que combina alto teor de carga cerâmica e fibras de carbono. Novos materiais são recomendados para aplicações das mais diversas.
03/06/2025
A Syensqo consolidou o desenvolvimento de um componente do bico de uma aeronave da Boeing, em que o titânio foi substituído por plástico reforçado.
26/05/2025
Empresa paranaense investe na oferta de pós ultrafinos de madeira com características especiais para a formulação de compostos do tipo WPC.
13/05/2025