O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, recebe desde o mês de dezembro uma exposição que propõe uma experiência interativa a respeito do plástico, sua reciclagem e a economia circular.

 

Denominada Economia Circular do Plástico e promovida pelo Movimento Plástico Transforma, criado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), a atividade está localizada no segundo andar do museu, integrando exposições de longa duração e reunindo informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular.

 

A atividade visa informar e mostrar curiosidades que despertam em crianças e adolescentes uma nova percepção sobre os materiais plásticos, além de ensinar conceitos importantes sobre o descarte correto de resíduos para que a reciclagem aconteça, de maneira interativa, lúdica e divertida”, explicou Mariana Cardoso, do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma.

 

O espaço

 

Quem chega ao espaço do Movimento Plástico Transforma é recebido por um holograma que conta um pouco sobre a história do plástico e sua importância para o desenvolvimento da humanidade. Na sequência, em um painel modular, o visitante conhece os diferentes tipos de plástico, como eles são identificados e exemplos de suas aplicações.

 

No painel seguinte, de forma interativa, é possível conhecer o que é e quais são as diferenças entre economia circular e linear. Um gráfico interativo destaca os benefícios da economia circular e como ela é benéfica para a sociedade e o meio ambiente.

 

Complementa o espaço um jogo no qual os visitantes são convidados a testar habilidades e conhecimentos sobre a separação dos resíduos plásticos, a reciclagem e a transformação em novos produtos. Além disso, no centro do espaço, uma projeção em uma maquete 3D detalha todo o caminho percorrido por um produto plástico, desde a criação até o retorno à fábrica para ser transformado em um novo produto reciclado.

Também está disponível um tour virtual pela exposição, no link: https://tour360.meupasseiovirtual.com/051158/186662/tourvirtual/

 

No tour podem ser vistas seções da exposição, tais como a evolução da teoria atômica, base para a compreensão da estrutura dos materiais plásticos, assim como painéis sobre os os tipos de plásticos e as inovações históricas que o seu uso possibilitou.

 

 

 

O Museu Catavento fica na Avenida Mercúrio, s/n, em São Paulo (SP), e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 16h. As entradas custam R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.

 

Foto: Movimento Plástico Transforma

 

 

Leia também:

 

 

Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo

 

Um novo destino para os resíduos de poliuretano

 

 

#PlásticoTransforma

#MuseuCatavento



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024