O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, recebe desde o mês de dezembro uma exposição que propõe uma experiência interativa a respeito do plástico, sua reciclagem e a economia circular.

 

Denominada Economia Circular do Plástico e promovida pelo Movimento Plástico Transforma, criado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), a atividade está localizada no segundo andar do museu, integrando exposições de longa duração e reunindo informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular.

 

A atividade visa informar e mostrar curiosidades que despertam em crianças e adolescentes uma nova percepção sobre os materiais plásticos, além de ensinar conceitos importantes sobre o descarte correto de resíduos para que a reciclagem aconteça, de maneira interativa, lúdica e divertida”, explicou Mariana Cardoso, do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma.

 

O espaço

 

Quem chega ao espaço do Movimento Plástico Transforma é recebido por um holograma que conta um pouco sobre a história do plástico e sua importância para o desenvolvimento da humanidade. Na sequência, em um painel modular, o visitante conhece os diferentes tipos de plástico, como eles são identificados e exemplos de suas aplicações.

 

No painel seguinte, de forma interativa, é possível conhecer o que é e quais são as diferenças entre economia circular e linear. Um gráfico interativo destaca os benefícios da economia circular e como ela é benéfica para a sociedade e o meio ambiente.

 

Complementa o espaço um jogo no qual os visitantes são convidados a testar habilidades e conhecimentos sobre a separação dos resíduos plásticos, a reciclagem e a transformação em novos produtos. Além disso, no centro do espaço, uma projeção em uma maquete 3D detalha todo o caminho percorrido por um produto plástico, desde a criação até o retorno à fábrica para ser transformado em um novo produto reciclado.

Também está disponível um tour virtual pela exposição, no link: https://tour360.meupasseiovirtual.com/051158/186662/tourvirtual/

 

No tour podem ser vistas seções da exposição, tais como a evolução da teoria atômica, base para a compreensão da estrutura dos materiais plásticos, assim como painéis sobre os os tipos de plásticos e as inovações históricas que o seu uso possibilitou.

 

 

 

O Museu Catavento fica na Avenida Mercúrio, s/n, em São Paulo (SP), e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 16h. As entradas custam R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.

 

Foto: Movimento Plástico Transforma

 

 

Leia também:

 

 

Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo

 

Um novo destino para os resíduos de poliuretano

 

 

#PlásticoTransforma

#MuseuCatavento



Mais Notícias PI



Reciclagem de eletroeletrônicos avança e promove a circularidade

Desde o iníicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.

03/02/2026


Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026


Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026