As metas estabelecidas pelas grandes marcas têm contribuído para o aumento da demanda por plásticos reciclados em todo o mundo, especialmente para uso em embalagens de alimentos e bebidas. Porém, o fornecimento de polímero reciclado grau alimentício de alta qualidade permanece limitado.

 

Para ajudar a indústria a garantir o fornecimento de resinas recicladas adequadas para essas aplicações, a plataforma de informações Independent Commodity Intelligent Services (ICIS) desenvolveu o Recycling Supply Tracker-Chemical, uma ferramenta para que a indústria de bens de consumo, fabricantes de produtos químicos, grandes transformadores plásticos e varejistas tenham uma visão abrangente do mercado de reciclagem química. Ela fornece dados atualizados sobre instalações para reciclagem química, incluindo capacidade instalada, volume de produção, processo e matéria-prima, bem como detalhes sobre empresas licenciadas e investidores.

 

Em 2021, a capacidade instalada global para reciclagem química, de acordo com a ICIS, será inferior a 2,5 milhões de toneladas, com as instalações comerciais e pré-comerciais na Ásia-Pacífico e na América do Norte constituindo regiões líderes. O ICIS Recycling Supply Tracker - Chemical identificou que, em termos de capacidade, apenas 20% dos recicladores globais atualmente produzem polímeros como produto de suas instalações de reciclagem química.

 

Atualizada com novos projetos à medida que eles vão acontecendo, a ferramenta poderá ajudar a indústria a entender o ritmo de crescimento deste setor. Menos de 30% dos projetos estão operando atualmente em escala comercial. Porém, mais da metade das plantas identificadas pelo rastreador tem previsão de início nos próximos três anos, o que ocasionará uma mudança no cenário da oferta de resina em nível global.

 

Louise Boddy, Diretora de Estratégia Comercial de Sustentabilidade da ICIS, comentou que “os esforços para trazer tecnologia mais complexa e maior escala para esta indústria estão se acelerando rapidamente e a ICIS está detalhando esses desenvolvimentos com seu novo rastreador de suprimentos, ajudando a promover parcerias e investimentos que melhoram a circularidade e evitam o desperdício.”

 

Disponível através do ICIS Digital, o rastreador é um banco de dados interativo mundial sobre projetos globais de reciclagem química, com capacidade de filtrar, fazer download e se conectar com fornecedores.

 

Foto: Pressfoto/Freepik


 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem química de PU integra projeto de economia circular

Ciclo fechado para embalagens de defensivos agrícolas


#ICIS  #reciclagemquímica



Mais Notícias PI



Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis

Parceria entre a Gerdau Graphene e a unidade Embrapii Senai Mario Amato terá foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação para aplicações industriais do grafeno em plásticos.

18/01/2022


Poluição marinha por plásticos em debate

A AMI promove gratuitamente o evento virtual “Ocean Plastic”, que falará sobre como encontrar maneiras de resolver o problema da poluição marinha por plásticos.

17/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022