A Star Seiki, fabricante de robôs manipuladores para máquinas de injeção de plásticos, criou a divisão Eins, que oferece soluções para a manipulação de peças plásticas. A linha é formada por componentes modulares que permitem a construção sob medida das extremidades para fixação das peças nas garras de robôs. 

 

O componentes de design flexível e amigável desenvolvidos pela Eins permitem que os clientes resolvam projetos de ferramentas ou automação para a manipulação dos produtos injetados podendo, inclusive, modificá-los. Assim (como ilustrado na animação abaixo), os próprios moldadores são capazes de construir internamente suas ferramentas com menor custo, por meio de componentes modulares como ventosas, garras, pinças, hastes de sucção, cilindros, engates rápidos, entre outros. O catálogo com os itens oferecidos pode ser consultado em seu site.

 

 

A montagem dos conjuntos proporciona maior liberdade no desenvolvimento das ferramentas, além de construir garras de forma mais simples e eficaz. Segundo informações  da Eins, os conjuntos modulares podem representar uma redução de até 56% no peso, se comparados com outras ferramentas. São compatíveis com múltiplos tipos de robôs, transversais ou articulados (da Star Seiki ou de outras companhias) os quais podem, inclusive, intercambiar suas ferramentas automaticamente, como mostrado no vídeo a seguir.

 

 

De acordo com a Star Seiki, dentre as principais vantagens do emprego de robôs na indústria de transformação do plástico, estão: manter operação da máquina injetora em modo automático; garantir a estabilidade do processo de produção; melhorar a qualidade do produto final; e atribuir melhores índices de segurança ao operador em indústrias que desenvolvem  aplicações para o setor automotivo, eletroeletrônico, de embalagens, médico-hospitalar, linha branca, cosmético, moveleiro, entre outros.

 

(Foto: Star Seiki)

#automatizacao #robomanipulador #starseiki #sistemamodular



Mais Notícias PI



Gestão da eficiência energética na intralogística do chão de fábrica

Sistema digital calcula o consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para movimentar moldes e big bags.

30/06/2022


Inscrições abertas para graduação gratuita na área de plásticos

Curso de nível superior sobre desenvolvimento de produtos plásticos terá inscrições até julho.

30/06/2022


Alimentador para extrusoras tem nova versão

Equipamento pode aumentar o rendimento da reciclagem de grânulos plásticos com densidade inferior a 200 kg/m³.

28/06/2022