Processos cada vez mais complexos pedem interfaces de hardware capazes de abranger toda a infinidade de sinais provenientes das máquinas, o que levou a Associação Europeia de Fabricantes de Máquinas para Plásticos e Borracha (Euromap) e a OPC Foundation, a atuarem juntas para orientar os fabricantes de injetoras no desenvolvimento de novas interfaces com base na arquitetura unificada OPC (OPC UA), que já está presente na especificação Euromap 67, a qual define a interface elétrica entre injetoras e sistemas de manipulação ou robôs.

Uma nova versão desta especificação está sendo preparada pelo Grupo de Trabalho Conjunto da Euromap e da OPC Foundation, que publicou o esboço da norma para interfaces compatíveis com o conceito de Indústria 4.0, com uma maior gama de funções, e que será o padrão sucessor do Euromap 67.

 

A nova especificação, que por enquanto é denominada OPC 40079, propõe a mudança para uma interface baseada em software orientado para o padrão em OPC UA, tendo em vista as injetoras modernas que operam com moldes mais complexos, além de informações estendidas sobre rastreamento de peças e qualidade, bem como uma coordenação mais precisa de posições, que poderão ser modeladas dentro dos sistemas de controle.

 

Além disso, a especificação regula a adoção de funções adicionais, tais como login de operador simples em ambas as máquinas e a troca de programas. A comunicação em tempo real para coordenar os movimentos da injetora e do robô de forma a evitar colisões, além de tempos de ciclo otimizados sem necessidade de intervalos (buffer) serão garantidos pelas novas especificações.

 

O grupo de trabalho é liderado por Harald Weber, da Divisão de de Máquinas para Plástico e Borracha da Associação alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA Plastics and Rubber Machinery), e já havia começado a desenvolver o modelo de informação em 2015. Publicar a especificação na fase de rascunho dá a todas as partes envolvidas a oportunidade de visualizar e comentar a norma antes de sua finalização.

 

As especificações OPC UA publicadas para máquinas de plástico e borracha podem ser encontradas nos seguintes sites:

 

• http://www.euromap.org/i40

• https://opcfoundation.org

https://www.vdma.org/opcua



 

Foto: Shutterstock

 

Conteúdo relacionado:

Digitalização da produção está transformando a oferta de injetoras

Parceria visa ampliar rede de plantas-piloto para indústria 4.0

 

#OPCUA  #Euromap67    #Injetoras   #Indústria40



Mais Notícias PI



Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024