A austríaca Lindner, com subsidiária em São Paulo (SP), forneceu recentemente para a empresa lituana Virginijus ir Ko in Plunge um sistema para a reciclagem de big bags que transforma resíduos em grânulos de alta qualidade.

 

A central de reciclagem Virginijus ir Ko, no oeste da Lituânia, atua na gestão e reciclagem de resíduos há mais de 20 anos, processando anualmente cerca de 35.000 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Predominam resíduos da agricultura, incluindo filmes agrícolas e uma grande quantidade de big bags. “Percebemos que a reciclagem de big bags é uma questão muito complexa”, explicou Virginijus Skublickas, dretor geral da Virginijus ir Ko.

 

Os big bags são geralmente feitos de polipropileno (PP) e são extremamente resistentes a rasgos, desgaste, cortes e arranhões, características positivas, mas que tornam o processo de reciclagem muito exigente. Toda a cadeia de processo deve ser coordenada com precisão para manter o mais baixo possível o teor de partículas finas e garantir um alto nível de pureza do material.

 

Assim como acontece com muitos processos de reciclagem de plásticos, a primeira fase, de trituração, é a mais importante para a reciclagem de big bags. O equipamento comissionado para isso foi o triturador da série Micromat, particularmente potente e resistente a materiais não trituráveis, cujo sistema de corte foi especialmente projetado para a trituração de big bags. Facas especiais e uma contrafaca ajustável garantem alta produtividade”, afirmou Frederico Hartmann, diretor comercial da Lindner para a América Latina.

 

Nas etapas subsequentes do processo, o foco principal é remover suavemente as impurezas remanescentes e secar o material”, acrescentou Hartmann. O sistema de pré-lavagem ‘Rafter’ patenteado pela Lindner Washtech, com baixa velocidade, de aproximadamente 60 rpm, é responsável por remover materiais densos como pedras e areia, por exemplo. Até 90% de toda a sujeira e contaminantes podem ser extraídos nesta primeira etapa de lavagem. Nos processos subsequentes, os flocos de big bag pré-lavados podem ser processados, evitando perdas de material por partículas finas.

 

Após a limpeza, o material deve ser preparado na unidade de secagem para o processo de extrusão. A secagem dos materiais é feita usando o secador mecânico da série Loop Dryer, desenvolvido com ferramentas que evitam grandes tensões no material devido ao atrito. “O secador também possui um conversor de frequência para que a velocidade possa ser ajustada e controlada adequadamente”, explicou Hartmann. A instalação completa conta ainda com um sistema de tratamento de águas de processo e com uma unidade extrusora com sistema de eliminação de odores. Inaugurada em 2023, a linha da Virginijus está produzindo grânulos de PP de alta qualidade há seis meses.

 

 

 _______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________



 

 

 

Imagens: Lindner

 

 

Leia também:

 

 

Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

 

 

Pesquisa aponta: Sule Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022



Mais Notícias PI



Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um banco de dados com informações sobre caracterização de polímeros que deve servir como base para estudos sobre a reciclagem de plásticos.

17/07/2024