A austríaca Lindner, com subsidiária em São Paulo (SP), forneceu recentemente para a empresa lituana Virginijus ir Ko in Plunge um sistema para a reciclagem de big bags que transforma resíduos em grânulos de alta qualidade.

 

A central de reciclagem Virginijus ir Ko, no oeste da Lituânia, atua na gestão e reciclagem de resíduos há mais de 20 anos, processando anualmente cerca de 35.000 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Predominam resíduos da agricultura, incluindo filmes agrícolas e uma grande quantidade de big bags. “Percebemos que a reciclagem de big bags é uma questão muito complexa”, explicou Virginijus Skublickas, dretor geral da Virginijus ir Ko.

 

Os big bags são geralmente feitos de polipropileno (PP) e são extremamente resistentes a rasgos, desgaste, cortes e arranhões, características positivas, mas que tornam o processo de reciclagem muito exigente. Toda a cadeia de processo deve ser coordenada com precisão para manter o mais baixo possível o teor de partículas finas e garantir um alto nível de pureza do material.

 

Assim como acontece com muitos processos de reciclagem de plásticos, a primeira fase, de trituração, é a mais importante para a reciclagem de big bags. O equipamento comissionado para isso foi o triturador da série Micromat, particularmente potente e resistente a materiais não trituráveis, cujo sistema de corte foi especialmente projetado para a trituração de big bags. Facas especiais e uma contrafaca ajustável garantem alta produtividade”, afirmou Frederico Hartmann, diretor comercial da Lindner para a América Latina.

 

Nas etapas subsequentes do processo, o foco principal é remover suavemente as impurezas remanescentes e secar o material”, acrescentou Hartmann. O sistema de pré-lavagem ‘Rafter’ patenteado pela Lindner Washtech, com baixa velocidade, de aproximadamente 60 rpm, é responsável por remover materiais densos como pedras e areia, por exemplo. Até 90% de toda a sujeira e contaminantes podem ser extraídos nesta primeira etapa de lavagem. Nos processos subsequentes, os flocos de big bag pré-lavados podem ser processados, evitando perdas de material por partículas finas.

 

Após a limpeza, o material deve ser preparado na unidade de secagem para o processo de extrusão. A secagem dos materiais é feita usando o secador mecânico da série Loop Dryer, desenvolvido com ferramentas que evitam grandes tensões no material devido ao atrito. “O secador também possui um conversor de frequência para que a velocidade possa ser ajustada e controlada adequadamente”, explicou Hartmann. A instalação completa conta ainda com um sistema de tratamento de águas de processo e com uma unidade extrusora com sistema de eliminação de odores. Inaugurada em 2023, a linha da Virginijus está produzindo grânulos de PP de alta qualidade há seis meses.

 

 

 _______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________



 

 

 

Imagens: Lindner

 

 

Leia também:

 

 

Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

 

 

Pesquisa aponta: Sule Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024