Está programada para acontecer em 1 e 2 de março de 2023 a 8a edição do Seminário Internacional de Biopolímeros e Compósitos Sustentáveis, evento que é organizado e realizado pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico, situado na cidade espanhola de Valência.

 

A nova edição do evento dará continuidade a uma sequência de encontros presenciais que foi interrompida em 2020 devido à pandemia de Covid-19, e reunirá pesquisadores e especialistas do ramo de bioplásticos, materiais biocompósitos e da cadeia de transformação de resinas termoplásticas virgens e recicladas.

 

Evento internacional programado para 2023 reunirá especialistas em bioplásticos e discutirá temas ligados à sustentabilidade

Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o seminário será dividido em quatro sessões, nas quais serão realizadas apresentações sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade e à economia circular. Alguns dos assuntos a serem debatidos são os desafios do setor de bioplásticos, oportunidades para esta área, o desenvolvimento de materiais amigáveis ao meio ambiente, normatização de processos produtivos e certificação de polímeros reciclados.

 

De acordo com os organizadores do evento, a primeira sessão terá como destaque estudos voltados para o setor de bioplásticos, e contará com apresentações e debates a respeito das tendências do ramo, abrangendo ainda a busca por fontes de energia renovável, entre outros tópicos. Para a segunda sessão estão previstas apresentações e debates sobre o futuro da economia circular, incluindo a economia global em geral, e exemplos de aplicações de biopolímeros que foram acompanhadas por histórias de sucesso na indústria de manufatura.

 

Já as sessões seguintes serão voltadas para discussões sobre a normatização de operações e certificação de materiais, envolvendo temas como a fabricação de embalagens para alimentos e rótulos que sejam mais fáceis de serem processados em plantas de reciclagem, bem como o impacto ambiental dos bioplásticos em ecossistemas, respectivamente. Também está prevista a realização de workshops

 

De acordo com informações do instituto, o seminário será patrocinado pelas companhias Wacker, IMCD, Kompuestos, Primebiopolymers, Clariant e Asobiocom.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Aimplas.



 

Imagem: Mike Dotta/Shutterstock


 

 

Confira mais notícias:

 

Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA

 

Flexíveis se transformam em tampas, fechando o ciclo de uso dos plásticos

 

#Aimplas #Biopolímeros #Seminário #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Curso gratuito sobre plásticos no Colégio Técnico de Campinas

Instituição vinculada à Unicamp oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado nos períodos matutino e noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso e o tipo de público para o qual ele é recomendado.

20/02/2024


Cursos do setor dos plásticos têm inscrições abertas

A Afinko e a ABRE estão oferecendo treinamento sobre análise de falhas em peças plásticas e desenvolvimento de embalagens, respectivamente. O IAP possui curso sobre a resolução de problemas no processamento de preformas de PET.

14/02/2024


Curso on-line grátis. Gestão de produção industrial

A FM2S está oferecendo treinamento sobre gestão de operações no chão de fábrica e gerenciamento de equipes.

23/01/2024