Está programada para acontecer em 1 e 2 de março de 2023 a 8a edição do Seminário Internacional de Biopolímeros e Compósitos Sustentáveis, evento que é organizado e realizado pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico, situado na cidade espanhola de Valência.

 

A nova edição do evento dará continuidade a uma sequência de encontros presenciais que foi interrompida em 2020 devido à pandemia de Covid-19, e reunirá pesquisadores e especialistas do ramo de bioplásticos, materiais biocompósitos e da cadeia de transformação de resinas termoplásticas virgens e recicladas.

 

Evento internacional programado para 2023 reunirá especialistas em bioplásticos e discutirá temas ligados à sustentabilidade

Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o seminário será dividido em quatro sessões, nas quais serão realizadas apresentações sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade e à economia circular. Alguns dos assuntos a serem debatidos são os desafios do setor de bioplásticos, oportunidades para esta área, o desenvolvimento de materiais amigáveis ao meio ambiente, normatização de processos produtivos e certificação de polímeros reciclados.

 

De acordo com os organizadores do evento, a primeira sessão terá como destaque estudos voltados para o setor de bioplásticos, e contará com apresentações e debates a respeito das tendências do ramo, abrangendo ainda a busca por fontes de energia renovável, entre outros tópicos. Para a segunda sessão estão previstas apresentações e debates sobre o futuro da economia circular, incluindo a economia global em geral, e exemplos de aplicações de biopolímeros que foram acompanhadas por histórias de sucesso na indústria de manufatura.

 

Já as sessões seguintes serão voltadas para discussões sobre a normatização de operações e certificação de materiais, envolvendo temas como a fabricação de embalagens para alimentos e rótulos que sejam mais fáceis de serem processados em plantas de reciclagem, bem como o impacto ambiental dos bioplásticos em ecossistemas, respectivamente. Também está prevista a realização de workshops

 

De acordo com informações do instituto, o seminário será patrocinado pelas companhias Wacker, IMCD, Kompuestos, Primebiopolymers, Clariant e Asobiocom.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Aimplas.



 

Imagem: Mike Dotta/Shutterstock


 

 

Confira mais notícias:

 

Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA

 

Flexíveis se transformam em tampas, fechando o ciclo de uso dos plásticos

 

#Aimplas #Biopolímeros #Seminário #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024