A fabricante de filmes de poliéster Terphane, desenvolveu, junto com a Braskem, um projeto que prevê o desenvolvimento de embalagens stand-up pouch (SUP), para uso não alimentício, a partir dos filmes sustentáveis da linha PCR Ecophane, feitos com até 30% de poliéster reciclado pós-consumo.

 

O produto surgiu do compromisso da Braskem, fabricante de resinas, em auxiliar os brand owners a atingirem suas metas de sustentabilidade. Outras companhias como Antilhas e Gualapack, também participaram do projeto.

 

A produção das SUP começa com o envio das resinas de polietileno reciclado pós-consumo (PE PCR), da Braskem, junto com filmes de poliéster com material reciclado pós-consumo, da Terphane, para a Antilhas, a qual é responsável pela conversão da embalagem (laminação e impressão). Após a conclusão dessa etapa, a estrutura da embalagem é encaminhada para a Gualapack, que formata o pouch e injeta o bico e a tampa, também produzidos com material reciclado PCR.

 

A colaboração para desenvolver esta tecnologia, a partir de PCR, resultou na produção de um material com 43,3% de conteúdo pós-consumo (“rPE” e “rPET”), gerado em duas linhas de produção, além da logística reversa de embalagens de aterros sanitários.

 

Segundo a Terphane, em 2021 foram utilizadas 1.000 toneladas de resinas PET PCR, grau alimentício, na produção de filmes da sua linha Ecophane, o que equivale ao consumo de mais de 45 milhões de garrafas de 1 litro, descartadas após o consumo do produto envasado.

 

Além dos benefícios ambientais citados por diversos representantes das companhias envolvidas como, por exemplo, favorecimento da economia circular, associação de marca a produtos mais sustentáveis e menor consumo de matérias-primas virgens, Alan Baumgarten, CEO da Gualapack, destacou que as embalagens foram submetidas aos mesmos protocolos de testes e segurança que as versões feitas com resina virgem, e demonstraram que estão prontas para atender aos requisitos do mercado.

(Foto: Terphane)

 

Conteúdo relacionado:

Linha de filme reciclado é premiada internacionalmente

Avanços na reciclagem química dos plásticos

#pet #terphane #resinapcr #posconsumo



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024