A TopSolid’Brasil (São Paulo, SP) vai participar Plástico Brasil em parceria com a Simcon, empresa alemã especializada em software para otimização de processos de injeção de plásticos, levando para a feira soluções que impulsionam a digitalização e a automação industrial neste segmento. A Simcon foi fundada como spin-off do Instituto de Processamento de Plásticos (IKV), da Universidade RWTH Aachen, uma referência em engenharia e experiência em todas as áreas da tecnologia de plásticos.

 

Com o conjunto de soluções CAD/CAE/CAM/PDM/ERP, a TopSolid’Brasil vai apresentar o seu conceito de Fábrica Digital Integrada, que proporciona a conexão entre projeto, manufatura e gestão da produção. A abordagem visa eliminar gargalos produtivos, reduzir erros e aumentar a eficiência operacional, garantindo um fluxo de trabalho otimizado em todas as etapas produtivas.

 

As soluções conjuntas da Simcon e da TopSolid promovem a digitalização dos processos industriais e poderão ser vistas pelos visitantes, a exemplo das ferramentas TopSolid’Design, para modelagem CAD avançada; TopSolid’Mold, para projeto de moldes; TopSolid’Cam, que otimiza a usinagem de moldes; TopSolid’Pdm, que faz a gestão inteligente de dados e processos e o Cadmould, software de simulação da Simcon que permite validar o processo de injeção de peças plásticas ainda na fase de projeto, reduzindo custos de try out e otimizando o tempo de desenvolvimento.

 

Também da Simcon, será demonstrado o Varimos Real, sistema dotado de inteligência artificial aplicada à moldagem por injeção, utilizando o recurso DOE (Dynamic Optimization Engineer) para definir automaticamente os melhores parâmetros de processo, otimizando ciclos e garantindo qualidade superior.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: TopSolid’Brasil

 

 

Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

 

Spray auxilia na digitalização precisa de peças

 



Mais Notícias PI



Tecnologia quântica será tema de evento no SENAI Cimatec

Simpósio que será realizado em outubro vai tratar da computação e comunicação quânticas, e também de sensores ultraprecisos.

16/09/2025


IA auxiliar na fabricação por injeção será apresentada na K

A fabricante de injetoras Chen Hsong vai levar para a feira K um sistema baseado em inteligência artificial que otimiza o processo de injeção de plásticos, oferecendo recursos alinhados com os conceitos da manufatura inteligente.

16/09/2025


Sidel lança sopradora com aquecimento da pré-forma a laser

Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.

16/09/2025