A francesa Sidel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu a tecnologia de sopro EvoBlow Laser, que utiliza um sistema de aquecimento a laser capaz de operar com até 36 zonas, enquanto as tecnologias convencionais normalmente trabalham com oito. A sopradora é recomendada para linhas de produção de poli(tereftalato de etileno)(PET) virgem e reciclado (R-PET).

 

A maior área de aquecimento assegura maior precisão térmica e permite fabricar garrafas mais leves e mais resistentes, devido à criação de “anéis estruturais” invisíveis que reforçam o recipiente sem aumentar o consumo de matéria-prima.

 

O sistema de aquecimento viabiliza a distribuição controlada de material, com a redução de peso em áreas antes inacessíveis, como imediatamente abaixo do gargalo das garrafas, o que confere liberdade de design e sensação tátil mais robusta, sem prejuízo da resistência estrutural.

 

A sopradora pode ajustar a velocidade de produção em tempo real, mantendo a consistência na qualidade das garrafas mesmo com variações ambientais e climáticas e mudanças nas circunstâncias da linha de produção. De acordo om a fabricante, também simplifica a troca de formatos e designs a partir da mesma pré-forma, otimizando a logística industrial.

 

A precisão do aquecimento por laser também melhora significativamente o desempenho da moldagem com PET reciclado (R-PET), tornando o processo menos suscetível a variações de matéria-prima e permitindo ajustes instantâneos às propriedades do material.

 

A tecnologia já passou por testes de campo em colaboração com a Refresco, engarrafadora independente global com unidade brasileira em Tietê (SP).


 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Imagem: Sidel


 

 

Leia também:


Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis


 

Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais


 



Mais Notícias PI



Tendências do setor de embalagens serão tema de evento em SC

Será realizado em novembro um encontro promovido pela ABRE com apresentações sobre economia e marcos regulatórios do setor de embalagens.

13/10/2026


Aditivo livre de PFAS foi lançado pela Avient

Tecnologia de barreira a substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS) para fabricação de frascos por extrusão e sopro chega ao mercado.

29/09/2026


Kiefel traz ao mercado brasileiro termoformadora para pequenas escalas

Apresentada na Interplast, a KVD 82 atua com força de fechamento de 500 kN e é uma alternativa para transformadores que necessitam de flexibilidade na produção de embalagens termoformadas.

22/09/2026