As sucessivas crises hídricas resultantes de mudanças climáticas estão obrigando a sociedade a gerenciar o consumo de água de forma a evitar perdas e garantir a sua renovação pelas técnicas de saneamento. Como
consequência, os tubos de plástico são mais procurados do que nunca, para uso em infraestrutura, mas também nos setores de comunicação, construção residencial e aplicações industriais.
Esse mercado que está se estabelecendo fez com que a promotora da feira Tube, que acontece em Düsseldorf (Alemanha), de 15 a 19 de abril deste ano, organizasse um pavilhão de exposição com o apoio da Associação Alemã de Tubos de Plástico (KRV). A feira tradicionalmente era dedicada apenas aos tubos metálicos.
Markus Hartmann, Diretor Geral da Kunststoffrohrverband e da KRV, explicou que as atuasis alterações climáticas que resultam em fortes chuvas e secas ocupam um lugar de destaque na agenda dos debates públicos. De acordo com a instituição, a indústria de tubos plásticos desenvolveu uma infinidade de aplicações nos últimos anos que já estão em uso, ou estarão em breve, e que contribuem para a realização das chamadas “cidades esponja”, que são projetadas de forma a absorver a água da chuva por meio de sistemas de drenagem urbana visando reduzir os danos decorrentes de alagamentos e enchentes. “A gestão da água tornou-se uma tendência chave nos últimos anos e continuará a ganhar importância”, destacou o diretor.
Além de auxiliar a gerir eventos climáticos extremos, as tubulações plásticas também contribuem para o abastecimento de água potável e para a eliminação de águas residuais. Há ainda uma procura crescente por tubos plásticos no setor da energia, atualmente em transição, o que envolve a proteção para linhas de alta tensão, aplicações na indústria do hidrogênio e demais fontes alternativas. A proteção de cabos para a expansão de redes de fibra de vidro para sistemas de telecomunicações (banda larga) é igualmente importante para o setor de tubos, e os especialistas prevêem que os produtores de tubos plásticos terão grandes oportunidades de explorar novos mercados.
Mais informações sobre expositores, produtos e novidades do setor podem ser encontradas no portal da feira Tube: www.Tube.de.
Foto: Messe Düsseldorf
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Leia também:
Estudo prevê crescimento da indústria de tubos plásticos até 2032
Mercado de PVC para 2024. Expectativa é de crescimento.
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026