Uma parceria formada entre a companhia Stenzel MIM Technik GmbH e a Cátedra de Microfluídica (LFM) da Universidade de Rostock, ambas situadas na Alemanha, tem como premissa usar a manufatura aditiva (impressão 3D) para reduzir o tempo de fabricação de um ferramental de oito semanas, no caso de uso de usinagem, para cerca de cinco dias. 

 

Isso é parte de um projeto que tem como objetivo a produção de ferramental para moldagem de polímeros e de metais por injeção denominado 3D MIM, contando com sistema de resfriamento próximo ao seu contorno e composto por canais em espiral, também conhecidos como canais conformais. A geometria complexa desses canais é projetada usando software para simulação de processos.

 

Conforme informações fornecidas à imprensa, a manufatura aditiva torna possível reproduzir o sistema de canais em espiral de forma integrada no ferramental, o que contribui para a redução do tempo de fabricação. O projeto envolve o uso de equipamentos para impressão 3D de multimateriais (foto abaixo), que podem imprimir tridimensionalmente plástico, metal e cerâmica.

 

A construção do ferramental em versão digital e a sua submissão à simulação foram uns dos primeiros passos do projeto. Em seguida, os dados obtidos a partir daí passaram a servir como parâmetro para a fabricação do ferramental por manufatura aditiva usando pós metálicos. Na sequência, após ser confeccionado, o componente é submetido a um processo de sinterização, que é realizado em várias etapas. Assim, o material do ferramental adquire suas características finais.

 

Foi informado pelas instituições que estão à frente deste trabalho que ainda será necessária a realização de testes de moldagem por injeção visando à obtenção de dados mais precisos. Também foi informado à imprensa que a conclusão do projeto está prevista para outubro de 2023, e que atualmente os trabalhos enfatizam a confecção de ferramental por impressão 3D usando material metálico.

 

Pelo site da Stenzel e da Universidade de Rostock podem ser obtidas mais informações.

 

 

Imagens: Stenzel, Universidade de Rostock.

 

Leia também:

 

Delaminação de peças impressas em 3D é investigada por estudantes da Fatec

 

Peças tubulares impressas em 3D serão usadas pelo setor de óleo e gás

 

Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos

 

#StenzelMIMTechnikGmbH #UniversidadedeRostock #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024