A partir de 25 de outubro de 2022 a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai selecionar projetos voltados para a digitalização de processos produtivos e desenvolvimento de tecnologias para a cadeia de manufatura, que inclui setores como o de transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos.

 

Projetos sobre modernização do chão de fábrica serão selecionados pela Embrapii

 

Esta é uma das fases do Programa de Fomento Basic Funding Alliance (BFA), o qual tem como proposta incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, start ups e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, para a realização de trabalhos centrados na inovação digital na indústria.


 

Conforme foi divulgado à imprensa, seguindo os critérios estabelecidos para o programa, serão analisados projetos sobre a criação de soluções que abranjam a conectividade do chão de fábrica com ambientes virtuais, inteligência artificial, tecnologias 5G e 6G, sistemas de interface para interação homem-máquina, dispositivos ciberfísicos, cibersegurança, tecnologia quântica, além de outros temas.

 

De acordo com Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, a realização deste projeto também pode contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais em setores além da indústria. “As tecnologias disruptivas podem dar origem a significativas mudanças no padrão produtivo da indústria nacional e revolucionar diversos mercados. Há perspectivas de grande impacto na agricultura, saúde, educação, setor de energia e outras áreas”, complementou. 


Também foi divulgado que as instituições responsáveis pelos projetos selecionados poderão receber até 90% do custo de desenvolvimento. Segundo a Embrapii, serão disponibilizados R$ 60 milhões para os projetos.


 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

Imagem: Freepik


 

 

Confira mais notícias:

 

Tecnologia na coloração de plásticos reciclados

 

Conceito de “máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

#Embrapii #InovaçãoDigital #Indústria #PI



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024