Trabalhos de soldagem voltados para a união de tubos e conexões feitos com materiais plásticos são uma demanda de segmentos como o de construção civil, fornecimento de água e tratamento de esgoto, processamento de produtos químicos e de óleo e gás. Um dos requisitos impostos por essas áreas é a implantação de sistemas e/ou circuitos cujos componentes apresentem junção entre si de alta qualidade, evitando a ocorrência de vazamentos e, consequentemente, de desperdício de insumos, assim como acidentes no caso de substâncias inflamáveis, por exemplo.

 

Programas de certificação para soldadores de tubos plásticos

 

Atualmente, empresas do ramo de soldagem de peças poliméricas, assim como profissionais autônomos, podem atualizar suas competências ou aperfeiçoá-las por meio de treinamento e processos de certificação que são oferecidos por instituições que atuam em pesquisa, ensino ou no estabelecimento de normas industriais. Uma opção é o curso Soldador de tubos e conexões de polietileno ministrado pelo Senai-SP, que é realizado em modo presencial e tem duração de 56 horas. De sua grade curricular constam disciplinas que abrangem a montagem e soldagem por eletrofusão e por topo (termofusão) de tubos e conexões confeccionados em polietileno. De acordo com a coordenadora da instituição, Vânia Caneschi, cerca de 65% do curso consistem em aulas práticas.

 

Programas de certificação destinados ao reconhecimento de habilidades técnicas e competências profissionais, incluindo para soldadores de tubos plásticos, também são realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT). Ambas as entidades empregam metodologias que seguem etapas específicas conforme o tipo de capacitação demandada. Detalhes podem ser obtidos em seus respectivos sites.

 

A Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) também presta serviços para as áreas de fabricação e/ou instalação de tubos e conexões poliolefínicos como, por exemplo, ensaio de desempenho de componentes e consultoria para projetos.

 

Foto: ABPE

 

Conteúdo relacionado:

Tubos feitos de PA 12, uma alternativa para o transporte de hidrocarbonetos

Extrusoras de tubos corrugados

 

#Certificacaoparasoldadoresdetubosplasticos #Soldagemdepolimeros #Plásticos #Curso



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024