A Drag’eau SRL, com unidade brasileira no Rio de Janeiro ( RJ), desenvolveu uma metodologia para o tratamento físico destinado a circuitos semiabertos e fechados de água, tais como os de  torres de resfriamento e chillers , entre outros. O tratamento se baseia em um tripé que abrange a descalcificação de incrustações, a reversão de processos corrosivos e o controle biológico.

 

O sistema, denominado DS-i, se baseia em um dispositivo de aço inoxidável  316L, semelhante a uma válvula, que é instalado na tubulação dos circuitos de água. O equipamento impõe ao fluxo um movimento centrípeto, associado a um espectro de ressonâncias que se propagam por todo o sistema. Os efeitos são a mudança do potencial eletroquímico (redox) da água para um ambiente de redução, o que ocasiona a reversão dos processos de corrosão. Este fenômeno é comprovado com a diminuição dos sólidos suspensos, ferro total e dissolvido.

 

José Antonio Teixeira Alves, diretor comercial da Drag’eau, explicou que a ressonância também age sobre os carbonatos de cálcio e magnésio naturalmente presentes na água, alterando o seu formato cristalino de “calcita” (incrustante) para o “aragonita” (não incrustante). Assim, ao invés de ocorrer o acúmulo destes minerais nas paredes das tubulações e trocadores, verifica-se a sua remoção gradativa até a limpeza completa. Este efeito é um alívio para a indústria de transformação de plásticos, em que o resfriamento dos moldes é feito por circulação de água. “Cada milímetro de incrustação, representa 10% de perda na troca térmica”, informou.

 

O vídeo abaixo mostra a instalação e um teste executado com a tecnologia de tratamento:

 

 

 

Os sistemas estão disponíveis na faixa de diâmetros que vai de  ¾ até 48 polegadas.

Fotos: Drag'eau

 

Leia também:

Injetoras verticias serão comercializadas no Brasil

Composição modular e facilidade de integração para novos robôs


 

#Drageau   #tratamentodeáguaparachillers



Mais Notícias PI



Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024


Kiefel desenvolve termoformadora mais produtiva

Novo modelo da fabricante alemã é mais rápido e pode produzir copos altos, de até 250 mm.

23/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024