Categoria: Indústria 4.0




Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

A ABDI, junto com a FGV, divulgou dados referentes ao crescimento nos investimentos em digitalização no ramo do plástico, com um índice de 135,5 pontos em 2023. O presidente executivo da Abiplast relacionou o aumento dos investimentos em digitalização a esforços direcionados à circularidade.

12/03/2024



Aluguel de máquinas. ROMI comemora o sucesso da sua divisão de locação.

Fabricante de injetoras conquistou mais mercado ao oferecer planos de locação de equipamentos de última geração a partir de R$ 30 a hora/máquina. Sopradoras também estão no catálogo.

18/03/2024



Nova norma EUROMAP tem foco na segurança de máquinas conectadas

A instituição europeia que regulamenta a construção de maquinário para plásticos e borracha criou um capítulo específico para tratar da segurança operacional de máquinas conectadas, a exemplo de injetoras e robôs.

05/03/2024



Fabricante de injetoras quer se aproximar de instituições de pesquisa e ensino

A Chen Hsong South America está desenvolvendo um centro de treinamento sobre processos de injeção em sua fábrica em SP, e pretende promover a capacitação dos profissionais do setor por meio de parcerias com universidades e colégios técnicos. O gerente comercial da fabricante de injetoras comentou sobre este assunto e sobre a venda de 300 máquinas para a fabricante de veículos elétricos BYD.

27/02/2024



Moldagem por injeção: instituto inicia projeto de IA

O novo projeto do Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (Alemanha) vai se dedicar ao uso de inteligência artificial (IA) na moldagem por injeção, juntamente com a empresa desenvolvedora de software Symate.

14/02/2024



Sidel lança sistema inteligente de controle para garrafas PET

A Sidel lançou um sistema de controle da qualidade de garrafas PET que permite obter frascos com espessura consistente, mesmo contendo frações de resina reciclada (rPET).

30/01/2024



Segurança. Tecnologia emite alerta e dados em tempo real

Empresa da Bahia desenvolveu um dispositivo que monitora a movimentação de colaboradores no chão de fábrica e dispara alertas para evitar acidentes.

23/01/2024



Robô industrial desenvolvido no Brasil está disponível para comercialização

A Human Robotics criou um robô que pode transportar cargas com peso de até 50 kg, o qual é programável para atuar de forma autônoma no chão de fábrica. O modelo apresenta interface amigável e também responde por comando de voz.

16/01/2024



Go4 robotics promove o uso de robôs na indústria

Plataforma da Federação Internacional de Robótica fornece orientação para a adoção de robôs nos processos produtivos.

16/01/2024



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023



Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva

Especialista em robótica industrial fala sobre cuidados com autômatos e sistemas mecânicos e eletrônicos usados em processos que envolvem injetoras. As precauções também podem ser estendidas para componentes eletrônicos presentes no maquinário.

05/12/2023



Escâner 3D portátil para medição de peças plásticas grandes

Equipamento lançado recentemente pela Creaform conta com algoritmo de superfície combinado à inteligência artificial.

21/11/2023



Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível

A Niryo, empresa sediada em Lille, na França, recebeu um financiamento que permitirá expandir sua proposta de democratizar o acesso de estudantes e profissionais aos robôs colaborativos em nível global, com perspectiva de atuação no Brasil.

31/10/2023



Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022

A GSI Brasil fez um levantamento que apontou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

31/10/2023



Robótica e IA no caminho da indústria

Presidente da Federação Internacional de Robótica comenta as atuais tendências da robótica industrial e destaca o uso cada vez mais intensivo da inteligência artificial.

31/10/2023



Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023



Dassault Systèmes promove webinars sobre modelagem e simulação

Sustentabilidade no desenvolvimento de embalagens, modelagem e simulação, são alguns temas de webinars que acontecem em outubro.

06/10/2023



IA e machine learning para o chão de fábrica

Ferramenta desenvolvida pela Dimensional está disponível para empresas do setor do plástico que pretendem monitorar processos produtivos e analisar dados. Executivos da companhia pretendem estabelecer parcerias.

26/09/2023



Uso de IA no chão de fábrica será o foco de consultoria

Implementação de inteligência artificial para monitorar máquinas industriais e processos produtivos é um dos serviços a serem oferecidos pela KPMG e pela MAP Intelligence.

19/09/2023



Senai oferece avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria

Laboratório de serviços cibernéticos do Senai destaca a importância de um ambiente digital seguro para a indústria e oferece avaliação gratuita de vulnerabilidade.

05/09/2023



Sistemas de visão asiáticos serão distribuídos no mercado brasileiro

A Soma Solution vai comercializar sistemas de visão desenvolvidos pela Hikrobot. Considerados “os olhos da indústria”, esses equipamentos auxiliam no controle da qualidade de peças e componentes fabricados.

22/08/2023



Empresas e universidades vão participar de competição em Joinville

Disputa entre profissionais da indústria e da academia será realizada em evento sobre temas relacionados à indústria 4.0.

22/08/2023



Injetoras com IA, um novo passo da Chen Hsong e da MAP Intelligence

Inteligência artificial vai monitorar injetoras operantes em unidades fabris brasileiras. Isso faz parte de um programa que visa otimizar os processos produtivos de empresas do setor de plásticos, fruto de uma parceria entre especialistas em máquinas industriais e sistemas digitais.

15/08/2023



Projeto vai aproximar indústria e desenvolvedores de tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Projeto Metalndústria, da ABDI, que vai conectar indústria, centros de pesquisa e desenvolvedores de tecnologia para promover o uso de recursos digitais no meio produtivo.

14/08/2023



Indústria 4.0 será tema de treinamento para certificação de empresas

Treinamento para certificação em indústria 4.0 promovido pela VDI Brasil e por Centro de pesquisa alemão será realizado no Instituto Mauá de Tecnologia.

25/07/2023



Módulo converte sinais de máquinas injetoras em dados

Conversor desenvolvido pela Techmation transforma sinais de máquina em dados para conexão entre equipamentos.

18/07/2023



Aumenta o uso de tecnologias digitais nas empresas de injeção

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção revela aumento do uso de sistemas robotizados e da manufatura aditiva (impressão 3D), além da previsão de investimentos nas tecnologias digitais habilitadoras da indústria 4.0.

11/07/2023



Programa promove a liderança feminina na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023



Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

Assistente virtual inteligente desenvolvido pela MAP Intelligence passou a coletar dados provenientes da fabricação de componentes plásticos.

06/06/2023



Kuka premiará aplicação robótica na indústria

Concurso promovido pela empresa vai selecionar projetos que envolvam o uso de robôs e sistemas automatizados em processos produtivos, com premiação de até 20 mil euros.

08/05/2023



Os desafios da transição industrial são temas de novo livro

Educador da FGV Ebape é o autor de um livro que aborda os desafios para a transição industrial e econômica no Brasil.

03/05/2023



IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

Gigante do setor de cosméticos, O Boticário implementou uma solução de internet das coisas na produção de suas embalagens, visando maior controle e aumento da produtividade.

18/04/2023



Guia de manutenção preditiva disponível para download grátis

Caderno digital aborda desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas, até estudos de caso.

18/04/2023



Robôs e periféricos japoneses no mercado brasileiro

Representante paulista traz para o Brasil a linha de equipamentos da japonesa Harmo, que inclui robôs, periféricos e um sistema central de controle.

21/03/2023



Centro de pesquisa vai ter foco na engenharia aeronáutica

O ITA inaugurou um centro de pesquisa voltado para o projeto e construção de aeronaves que atendam aos novos desafios do mercado mundial. Manufatura aditiva e robótica colaborativa estão entre os objetos de estudo.

21/03/2023



Centro de capacitação em cibersegurança industrial agora em SP

A Kaspersky e o FIAP inauguraram um laboratório para a formação de profissionais em proteção de sistemas digitais industriais, na capital paulista.

14/03/2023



Sistema fornece dados sobre materiais em tempo real

Método de monitoramento desenvolvido pela sensXpert leva em conta informações sobre a caracterização dos materiais e seu comportamento em processo.

14/03/2023



Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito

Projeto BEMA, da Solvay, que vai desenvolver gabinetes em compósito para as baterias de carros elétricos, recebeu financiamento da agência nacional britânica de inovação.

07/03/2023



NR-12 no metaverso, treinamento em realidade virtual

Empresa brasileira lançou treinamento sobre segurança do trabalho que é realizado em ambiente digital a partir do uso de óculos de realidade virtual.

07/03/2023



Husky propõe ambiente de produção com foco nos desafios da atualidade

Desenvolvedora canadense de máquinas, sistemas conectados e ferramental vai levar para a Plástico Brasil um pacote de soluções tecnológicas para que os fabricantes de produtos plásticos enfrentem da melhor forma as instabilidades de mercado.

07/03/2023



Ambiente virtual conta com ferramentas para impressão 3D

A plataforma digital Nexus, lançada pela Hexagon, conta com recursos para trabalhos de manufatura aditiva e para processamento de dados em tempo real na indústria de plásticos.

28/02/2023



Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

Instalação de sensores nos moldes e atenção ao padrão mundial de qualidade estão nos planos das fabricantes de moldes para o setor de plásticos.

17/02/2023



Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico

Na plataforma digital Rota in Curso, os profissionais de ferramentarias e de diversas áreas ligadas ao setor de plásticos encontram uma série de cursos gratuitos sobre manufatura, indústria 4.0, entre outros.

17/02/2023



Inteligência artificial vai auxiliar na formulação de compostos

Ferramenta Lucidiris, da DSM Materials, emprega recursos digitais avançados no desenvolvimento de formulações com propriedades mecânicas e cores sob medida.

01/02/2023



Programa de inovação vai levar empresários para os Estados Unidos

CNI e Embrapii promovem programa de especialização que acontece em fevereiro em Washington, Nova Iorque e Boston. As inscrições seguem abertas.

24/01/2023



Tecnologia e confiança no mercado brasileiro

Fabricante de itens para construção civil reorganiza instalações, investe em equipamentos e desenvolve em casa seus recursos de indústria 4.0.

13/12/2022



Digitalização dá apoio à produtividade

Braskem investe em sistema avançado de controle de processo para monitoramento simultâneo de mais de sete mil equipamentos.

07/12/2022



Consórcio visa acelerar a indústria 4.0 no Brasil

Empresas firmaram acordo para promover a formação de profissionais e a transformação digital.

29/11/2022



Robotização e transformação digital integradas

Empresas se unem para promover a automação robótica de processos.

23/11/2022



Internet das coisas para a indústria

Encontro nacional da ABII acontece no ABC Paulista e inclui este ano uma feira para demonstração de soluções em IIoT e indústria 4.0.

09/11/2022



Segurança cibernética na pauta da indústria

Encarte explicativo sobre cibersegurança foi publicado por instituições ligadas à indústria do plástico. O material pode ser baixado gratuitamente.

28/10/2022



Peças técnicas de alta qualidade a partir de ABS reciclado

Tecnologia baseada em recursos digitais apresentada na feira K permitiu a fabricação de componentes de ABS reciclado com superfície premium.

26/10/2022



Competências que podem acelerar a digitalização da indústria

Pesquisa sobre profissões e disciplinas relacionadas à cadeia de manufatura do futuro traz informações pertinentes à indústria do plástico. Estudo abrangeu trabalhos que já estão sendo realizados por empresas e instituições.

18/10/2022



Rede 5G privativa para a indústria

Sistema de rede de comunicação pensado para o chão de fábrica foi lançado no Brasil, trazendo recursos para proteção de dados.

11/10/2022



Proteção cibernética para a indústria

Companhia desenvolvedora de sistemas de proteção cibernética para equipamentos industriais que operam conectados a plataformas digitais fez parceria com grupo alemão, o que levou à criação de uma ferramenta que protege dados e impede a ação de hackers.

04/10/2022



IA e realidade aumentada para o chão de fábrica

Recursos de realidade aumentada, inteligência artificial e gêmeos virtuais farão parte de uma plataforma digital que já tem ferramentas para a modelagem de peças que serão fabricadas por impressão 3D.

04/10/2022



Impressão 3D de metais em escala industrial

Equipamento para manufatura aditiva em larga escala a partir de pós metálicos chega ao mercado.

21/09/2022



O sucesso associado ao investimento em tecnologia

Fabricante cearense de pré-formas e frascos investe em equipamento para aumentar a produção e suprir o vigoroso mercado das regiões Norte e Nordeste.

15/09/2022



Ambiente virtual pode ser testado gratuitamente

Plataforma digital está disponível para empresas que desejam testar ferramentas para modelagem de peças plásticas. Os usuários poderão acessá-la por meio de smartphones e tablets.

13/09/2022



Novas impressoras 3D industriais

Equipamentos de classe industrial têm modelos com capacidade para 18 e 64 litros.

13/09/2022



Financiamento à inovação digital na indústria

Programa vai selecionar trabalhos sobre tecnologias digitais na indústria, podendo custear até 90% do seu desenvolvimento.

30/08/2022



Menos é mais

Fabricante alemã de máquinas tem entre as suas principais atrações para a feira K séries de injetoras para a moldagem precisa de peças técnicas e equipamento para reciclagem direta. Os recursos tecnológicos, porém, dão o pano de fundo para o bom desempenho de todo o conjunto.

26/07/2022



Curso superior terá disciplina sobre manufatura 4.0

Treinamento contará com três módulos sobre engenharia, manufatura e produção industrial.

26/07/2022



Transformação digital será tema de curso no Insper

Programa Avançado em Transformação Digital foi concebido de modo a conciliar o uso de recursos tecnológicos com aspectos de gestão.

15/07/2022



Conceito de “máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

Pesquisa sobre o setor de máquinas e equipamentos industriais feita por agência norte-americana mostrou que empresas deste segmento estão focadas no desenvolvimento de pacotes de serviços que reúnam soluções integradas.

14/07/2022



Inteligência artificial nas injetoras

Sumitomo Demag prepara para a feira K uma demonstração das possibilidades que a inteligência artificial oferece para os processos de injeção.

08/07/2022



Cobot para trabalhos na área de plásticos

Autômato com capacidade para movimentar cargas com peso superior a 15 kg passará a ser comercializado este ano.

05/07/2022



Digitalização a serviço da economia circular

Projeto colaborativo R-Cycle representa os esforços da indústria de máquinas no sentido de promover a economia circular na cadeia de valor das embalagens plásticas.

05/07/2022



Empresas do setor de injeção querem investir em tecnologia e parcerias

Pesquisa realizada por Plástico Industrial constatou que empresas que processam plásticos por injeção planejam modernizar fábricas e investir na implementação das tecnologias associadas ao conceito de indústria 4.0.

05/07/2022



Gestão da eficiência energética na intralogística do chão de fábrica

Sistema digital calcula o consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para movimentar moldes e big bags.

30/06/2022



Inscrições gratuitas para programa de consultoria sobre eficiência energética

Vagas em programa para redução de gastos com energia no chão de fábrica estão disponíveis.

09/06/2022



Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos

Tecnologias habilitadoras e crescimento por regiões são temas do estudo de 320 páginas que projeta forte crescimento para o mercado de fabricação inteligente.

09/06/2022



Empresa de tecnologia para o setor de moldes inicia atividades na Região Sul

Software CAD, treinamentos e prestação de serviços de última geração para empresas de ferramentaria integram o portfólio da Fit, que está se estabelecendo em Caxias do Sul (RS).

07/06/2022



Linhas de sensores para a indústria de plásticos

Companhia do Sul do Brasil passa a representar fabricante alemã de sensores.

06/06/2022



Qualificação para profissionais da indústria de plásticos

Plataforma para ensino à distância promove acesso a treinamento sobre gestão de parques fabris e equipamentos industriais.

31/05/2022



Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022



Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil

Sistema abrange a interconectividade entre máquinas, além da coleta e transmissão de dados em tempo real, in loco e remotamente.

24/05/2022



Novos robôs manipuladores para o setor de plásticos

Empresa passará a fornecer no Brasil robôs manipuladores para o ambiente fabril das empresas que trabalham com injeção de plásticos.

19/05/2022



 VDI oferece diagnóstico do grau de maturidade para a Indústria 4.0

Programa de avaliação inclui realização de diagnóstico, encontros de benchmarking e aconselhamento internacional.

16/05/2022



Empresas do setor de extrusão têm interesse em recursos digitais

Pesquisa realizada por Plástico Industrial mostrou que as empresas que processam plásticos por extrusão estão atentas à transformação digital e já incorporam algumas das tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 em suas rotinas.

10/05/2022



Tecnologias digitais estão no radar da indústria

Pesquisa da CNI revelou que 69% das indústrias brasileiras fazem uso da tecnologias digitais tendo em vista o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.

03/05/2022



Indústria 4.0 será tema de evento no próximo mês

Programação contará com apresentações e debates sobre temas relacionados ao ramo de plásticos.

29/04/2022



Software para gerenciamento de produção

Programa conta com recursos para coleta e análise de dados provenientes do chão de fábrica.

27/04/2022



Criação de gêmeos digitais  para indústria 4.0 se torna mais acessível

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer IOSB desenvolveram um sistema de código aberto que permite a criação e o gerenciamento de gêmeos digitais de produtos e instalações para a indústria 4.0.

18/04/2022



Carimbo digital permite a codificação individualizada de peças plásticas

Empresa suíça desenvolve sistema que imprime um código único peça a peça, em sistemas de injeção, termoformação ou sopro.

14/04/2022



Composição modular e facilidade de integração para novos robôs

Fabricante italiana prospectou dados da Federação Internacional de Robótica para propor um equipamento que tem como características a modularidade e a facilidade de integração.

12/04/2022



Ligas metálicas de alta resistência para manufatura aditiva chegam ao Brasil

Pós metálicos poderão dar origem a componentes em aço de alta resistência e em metal duro. No setor de plásticos, as ligas podem ser usadas na fabricação de postiços contendo canais conformais, para resfriamento de moldes.

12/04/2022



ERP industrial gerencia tarefas na manufatura de produtos plásticos

Sistema aborda desde a aquisição de matéria-prima até o produto final, passando pelo controle de processo.

31/03/2022



Cobot para trabalhos no ramo de plásticos

Robô colaborativo indicado para linhas de produção de peças plásticas passou a ser comercializado no Brasil.

15/03/2022



Extrudados mais precisos graças ao modelamento numérico

Pesquisadora holandesa propõe um modelo numérico capaz de prever o inchamento que ocorre nos polímeros após saírem da matriz de extrusão.

25/02/2022



Investimento em injetora viabiliza transferência de tecnologia

Fabricante concluiu novos investimentos em sua planta no Brasil, que incluem uma linha de injeção do revestimento interno de corpos de válvulas, feito com termoplásticos.

15/02/2022



Robôs para produção em ambiente com altos requisitos de higiene

A Kuka lançou uma nova linha de robôs voltados especialmente para atividades que demandam altos índices de higiene, como na indústria alimentícia e farmacêutica.

08/02/2022



Os novos recursos para a extrusão na era digital

Terceira reportagem sobre indústria 4.0 no setor de plásticos trata da transformação digital no setor de extrusão.

01/02/2022



Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Empresa divulgou pacote de recursos digitais para conectividade no chão de fábrica a ser comercializado no Brasil.

21/01/2022



Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes

Programa colaborativo entre plus10, SKZ e Sumitomo mostra como as máquinas injetoras de diferentes fabricantes podem aprender umas com as outras.

13/01/2022



Indústria 4.0: IoT reduz custo de manutenção em até 40%

De acordo com dados da consultoria Mckinsey, manutenção preditiva consegue reduzir o tempo de inatividade das máquinas em até 50% e aumentar a vida útil em 20 a 40%.

03/12/2021



Investimento em projetos de indústria 4.0

Iniciativa de empresa investidora busca por novas soluções na área de inteligência artificial, robótica, IoT e computação em nuvem.

22/11/2021



Conferência sobre inteligência artificial começa este mês

Evento virtual que abordará inteligência artificial, robótica, automação e inteligência computacional terá participação da FEI, USP e Fapesp.

22/11/2021



Equipamento de soldagem a laser robotizada chega ao mercado

Nova máquina conta com robô de seis eixos e é indicada para soldagem de moldes e matrizes para plásticos.

16/11/2021



Nova especificação técnica para interface entre injetoras e robôs

Instituições europeias estão trabalhando em uma nova série de especificações para a interface de operação entre injetoras e sistemas de manipulação.

09/11/2021



Termoplásticos com fibra de carbono impressos em 3D e em larga escala

Engenharia de materiais e técnica inovadora de produção tornará possível a fabricação em larga escala de itens estruturais e de alta resistência.

09/11/2021



Pesquisa indica que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

CNI divulgou estudo que mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021



Equipamento usa microssondas para inspecionar tubos plásticos

Escâner 3D faz medição sem contato e pode detectar trincas ou porosidade em superfícies internas e externas de tubos.

08/10/2021



Robôs para injetoras chegam ao Brasil

Empresa passou a comercializar autômatos auxiliares indicados para processos de injeção de plásticos.

05/10/2021



Cada caso, uma garra

Especialista do segmento de robótica fez recomendações quanto à especificação do tipo de garra mais adequada à manipulação de peças plásticas em sistemas automatizados.

05/10/2021



Níveis de colaboração entre humanos e robôs na indústria

Saiba o grau de interação que se pode obter de um robô colaborativo e como adaptar o seu uso conforme as necessidades de cada aplicação.

27/09/2021



Programa de modernização industrial tem inscrições abertas

Companhias participantes contarão com consultoria e assistência para digitalização de processos no chão de fábrica.

02/09/2021



Método de machine learning é capaz de revelar novos materiais úteis para a indústria

Estudo promovido pelo CNPEM mostra como a utilização de machine learning revelou 17 materiais promissores para desenvolvimento de nanodispositivos eletrônicos mais eficientes.

26/08/2021



Alta nos investimentos e adoção de novas tecnologias: o pós-pandemia no setor de injeção

Pesquisa apurou que 39% das empresas do setor de injeção investiram no aumento da sua capacidade produtiva em decorrência da crise sanitária. Além disso, 22,5% delas fizeram novas parcerias para fabricação terceirizada. Aumento expressivo do interesse por novas tecnologias também foi detectado.

30/07/2021



Parceria visa ampliar rede de plantas-piloto para a indústria 4.0

Iniciativa prevê implantação de espaços fabris dotados de sistemas digitais para testes de interconectividade entre equipamentos.

07/07/2021



Pesquisa na área de injetoras aponta aumento das vendas de máquinas em decorrência da pandemia

Levantamento mostrou que 75% das fabricantes de equipamentos notaram aumento da demanda pelos modelos elétricos, ao passo que cerca de 50% delas disseram que venderam mais nos últimos 12 meses devido ao aumento da procura por itens plásticos.

06/07/2021



Atualização de sistemas de segurança para máquinas industriais antigas

Produtos e serviços visam adequar a normas de segurança operacional as máquinas antigas, normalmente destinadas a oficinas de manutenção e tarefas auxiliares.

30/06/2021



Robô colaborativo ganha nova versão

Equipamento indicado para trabalhos na área de plásticos passou a apresentar maior capacidade de carga.

29/06/2021



Concurso abre inscrições para projetos de modernização da indústria

Evento será dividido em duas etapas classificatórias e contará com premiação após a fase final.

24/06/2021



Indústria 4.0: fundamentos, perspectivas e aplicações

Livro aborda diversos aspectos da chamada quarta revolução industrial e como esse conceito se aplica à realidade brasileira.

23/06/2021



Industry 4.0: developments towards the fourth industrial revolution

Livro discute as implicações presentes e futuras das inovações em tecnologias de fabricação.

23/06/2021



A indústria 4.0 no cotidiano da manufatura

Evento vai discutir como criar meios de produção em que a tomada de decisões se baseia em informações coletadas no ambiente fabril.

23/06/2021



Evento online gratuito para a indústria

Plataforma de negócios industriais promoverá, a partir de amanhã, um evento de três dias sobre diversos temas ligados à energia, materiais, produção e automação.

08/06/2021



Plataforma digital reúne dados sobre processos de reciclagem em tempo real

Sistema permite acesso a informações obtidas a partir de linhas de produção e armazenamento em nuvem.

01/06/2021



Novo programa de incentivo à inteligência artificial na indústria

Embrapii lança programa que unirá empresas e institutos de pesquisa em projetos de inteligência artificial para aplicação na indústria nacional.

20/05/2021



Pesquisa sobre reforma e retrofitting no setor de plásticos aponta aumento da demanda por sistemas digitais

Pesquisa mostrou que 57,14% das companhias que executam reforma e retrofitting de máquinas e periféricos notaram aumento da procura por sistemas para coleta de dados e conexão com ambientes virtuais.

20/05/2021



Tecnologia IoT faz monitoramento do consumo de energia elétrica de fábricas

Sensores e aplicativos formam um sistema de coleta de dados que inclui armazenamento em ambiente virtual.

19/05/2021



Sistema modular para manipulação de peças injetadas

Divisão da Star Seiki fornece itens para montagem de fixadores sob medida para peças plásticas a serem manipuladas por robôs.

11/05/2021



Sistema de controle para plantas de reciclagem

Empresa passa a desenvolver sistemas de gerenciamento de instalações de reciclagem baseado em software de arquitetura aberta.

10/05/2021



Centros de competência em hardware darão apoio ao desenvolvimento industrial

Embrapii e MCTI pretendem investir na criação de dois CCHs para fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação em plataformas de IoT.

10/05/2021



Novo instituto de pesquisa em IoT e indústria 4.0 em SP

Centro tecnológico realizará programas de desenvolvimento científico e de capacitação profissional.

03/05/2021



Por que a ergonomia é tão importante na automação?

Executivo da Universal Robots comenta sobre a relevância da ergonomia para o desenvolvimento de uma empresa.

29/04/2021



Aumentam as ameaças cibernéticas a sistemas industriais

Levantamento realizado pela Kaspersky apontou que petróleo & gás e engenharia foram os setores que mais sofreram com o aumento dos ataques cibernéticos no último ano.

27/04/2021



Tratamento superficial de moldes com laser e robôs

Instituições desenvolvem processos de tratamento de superfícies metálicas e projetam equipamentos para trabalho nessa área.

27/04/2021



Robôs manipuladores para trabalhos na área de plásticos

Empresa brasileira passou a comercializar autômatos que podem ser integrados a máquinas industriais.

23/04/2021



Digitalização e negócios na indústria

Evento digital contará com a participação de especialistas que atuam em diferentes ramos.

20/04/2021



Workshop sobre Internet das Coisas e automação industrial acontece este mês

PqTec vai realizar este mês um evento online que abordará o uso de plataformas digitais na indústria.

05/04/2021



Robô industrial compacto é recomendado para células de manufatura

A recente linha de robôs industriais da Mitsubishi Electric, voltada para aplicações como pick and place, possui grande capacidade de carga e raio de alcance.

29/03/2021



Aplicativo simplifica a triagem de resíduos plásticos

Empresa do setor de espectroscopia desenvolveu série de aplicativos que distinguem tipos e famílias de plásticos em meio a resíduos mistos.

26/03/2021



Rede de aceleração de projetos para a indústria 4.0

Entidades brasileiras lançam programa que vai subsidiar projetos de modernização do ramo industrial.

26/03/2021



Célula de fabricação é usada no desenvolvimento de polímeros de alto desempenho

Equipamento para produção de corpos de prova é referência em integração e digitalização de processos.

23/03/2021



Novo robô colaborativo para o chão de fábrica

Autômato é indicado para trabalhos em linhas de produção e para acabamento e montagem de peças.

19/03/2021



Fórum online de manufatura acontece na próxima semana

Evento terá programação voltada para a digitalização da indústria e a gestão de pessoas.

18/03/2021



Acordo de integração visa aumentar a eficiência da manufatura aditiva industrial

EOS integrará o software de manufatura aditiva da Siemens em suas máquinas de impressão 3D, visando melhores índices de produtividade a nível industrial.

12/03/2021



Plataforma de IA industrial chega ao Brasil

Parceria entre empresas abrirá espaço para a comercialização de sistemas virtuais e prestação de serviços na América Latina.

11/03/2021



Novo software otimiza formulação e simula reações de resinas termofixas

Startup brasileira passou a prestar serviços voltados para o desenvolvimento de composições poliméricas.

10/03/2021



A transformação digital no setor de máquinas e equipamentos

Abimaq convida a indústria de máquinas a participar de mapeamento que vai identificar os avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócio que surgem com a transformação digital.

09/03/2021



Braços robóticos para automação de injetoras ganham nova configuração

Equipamentos passaram a apresentar maior alcance e podem ser integrados a injetoras de 20 a 700 toneladas.

05/03/2021



Novo projeto vai testar redes 5G no chão de fábrica

Acordo firmado entre entidades de diferentes setores levou ao início de um projeto-piloto que envolverá ensaios de redes 5G em ambientes fabris.

03/03/2021



Workshop sobre gêmeos digitais na indústria

Faculdade fará evento online no fim de março que abordará temas ligados à Indústria 4.0.

02/03/2021



Atualização de software para programação de robôs

Empresa norte-americana adicionou novas ferramentas ao programa computacional Robotmaster.

23/02/2021



Nova fábrica de drones usará plásticos e compósitos

Empresa brasileira vai implantar uma unidade fabril de peças para drones que serão confeccionadas a partir de polímeros e fibras.

22/02/2021



Novo centro de inspeção robótica de peças plásticas em SP

Espaço situado no Parque Tecnológico São José dos Campos conta com sistemas ópticos e robôs voltados para a realização de simulações de operações do ramo automobilístico.

19/02/2021



Adaptação de máquinas a sistemas IoT será tema de evento online

Webinar gratuito abordará a digitalização de processos e conexão entre o chão de fábrica e redes digitais.

15/02/2021



Produção industrial inteligente será tema de pós-graduação

Instituição abriu inscrições para curso EAD centrado na aplicação de processos inteligentes de manufatura.

12/02/2021



Inscrições abertas para pós-graduação em indústria 4.0

Curso terá enfoque na digitalização da manufatura e modernização de parques fabris.

09/02/2021



Indústria 4.0: impactos sociais e profissionais

Livro propõe reflexão sobre como a tecnologia afeta diferentes aspectos e dimensões da vida contemporânea, tanto em âmbito profissional quanto social.

03/02/2021



Webinars gratuitos sobre Indústria 4.0

Empresa abre inscrições para webinars gratuitos que abordarão temas como Indústria 4.0 e robotização.

26/01/2021




MES integrado a sistema de inteligência artificial na moldagem de tetos em PC

A injeção de componentes em policarbonato foi racionalizada com a integração das duas tecnologias.

19/01/2021



Parceria no ramo de manufatura aditiva

Empresas firmaram acordo para fornecer serviços voltados à área de manufatura aditiva industrial.

08/12/2020



Robôs autônomos para o chão de fábrica

Linha de autômatos móveis indicados para logística interna de espaços fabris conta com sistema de programação de rotas e de segurança contra colisão.

03/12/2020



Plataformas digitais industriais serão fornecidas no Brasil

Empresas firmaram parceria para comercializar sistemas digitais de análise de dados que permitem a comunicação entre máquinas e ambientes virtuais.

01/12/2020



Empresas movidas a dados podem ter melhores resultados

Estudo disponível online mostrou que as empresas cujas estratégias e ações são baseadas em dados têm melhor desempenho financeiro.

24/11/2020



Novo escâner 3D portátil para medição de peças plásticas

Equipamento de digitalização com alta resolução conta com inteligência artificial e é indicado para a produção de cópias digitais de peças.

24/11/2020



Evento mostrará projetos para digitalização de fábricas

Instituição brasileira apresentará trabalhos sobre IIoT e indústria 4.0 que são finalistas de um concurso.

23/11/2020



Benefícios e impactos da Indústria 4.0 para as empresas

Livro digital gratuito explora os seis maiores benefícios da IIoT e como ela se torna vantajosa para as empresas.

19/11/2020



Congresso industrial na próxima semana

Evento on-line gratuito contará com webinars sobre novas tecnologias para a indústria de plásticos e tendências dessa área, além de exposição virtual.

13/11/2020




Webinars reunirão diversos segmentos da indústria

Eventos on-line gratuitos voltados a diversos segmentos industriais abordarão temas como Internet das Coisas (IoT), indústria 4.0 e maquinário para o chão de fábrica.

09/11/2020



Novo robô para o ramo de plásticos

Fabricante de robôs passou a comercializar no Brasil um modelo de seis eixos indicado para trabalhos complementares à confecção de produtos feitos em plásticos.

09/11/2020



Novo programa de inteligência artificial para a indústria

Programa brasileiro de desenvolvimento em inteligência artificial com foco na indústria disponibilizará recursos a empresas e instituições ligadas a essa área.

05/11/2020



Plataforma gratuita de IoT industrial

Para incentivar a transformação digital na indústria, a Siemens passou a oferecer uma versão gratuita do sistema operacional MindSphere.

27/10/2020



Sensores sem bateria, a transição sustentável para a fábrica do futuro

Prevendo o aumento exponencial de dispositivos industriais de internet das coisas (IoT), empresa desenvolve sensores que funcionam ininterruptamente e sem baterias.

20/10/2020



Processos de impressão tridimensional: uma atualização

A manufatura aditiva, ou impressão 3D, é um método de fabricação que abarca diferentes processos, mas tendo sempre por princípio a adição de material passo a passo até a obtenção de uma peça final ou ferramental.

14/10/2020



Investimentos em plásticos para a área médica

Grupo alemão amplia instalações e volta suas atenções para a fabricação de embalagens e demais produtos voltados para as áreas médica, farmacêutica e hospitalar.

09/10/2020



Fábrica modelo 4.0 passa a contar com rede 5G

Parceria entre Senai e Nokia levou à implantação de rede de comunicação LTE/4.9G privada em uma unidade modelo baseada na indústria 4.0, situada no Grande ABC.

07/10/2020



Nova plataforma IoT para gestão do chão de fábrica

Instituição brasileira desenvolveu uma plataforma virtual voltada para o gerenciamento de dados provenientes de parques fabris.

06/10/2020



Engenharia reversa reduz tempo de desenvolvimento de moldes

Sistema leva em conta dados de contração do material plástico para a correção do projeto de ferramental de injeção.

28/09/2020



Aprovação remota de projetos industriais

Empresa passou a realizar tryout virtual, durante surto de Covid-19, para garantir continuidade de projetos e segurança de colaboradores e clientes. O modelo deu certo e ficará disponível no portfólio da companhia mesmo após a pandemia.

21/09/2020



Novo robô para espaços fabris

Companhia japonesa desenvolveu um robô de seis eixos indicado ao uso em linhas de processamento de plásticos.

27/08/2020



Escâner robótico 3D para inspeção de peças

Companhia suíça desenvolveu uma célula robótica equipada com escâner óptico 3D, indicada para digitalização e inspeção de componentes plásticos.

20/08/2020



Customização de computadores industriais

Especialistas em sistemas digitais para fábricas fazem recomendações sobre como computadores industriais podem ser customizados para o ramo de plásticos.

18/08/2020



Cresce o interesse em tecnologia digital

Estudo abordou os tipos de tecnologia digital que estão no radar da indústria de manufatura, e trouxe um panorama das áreas em que eles poderão ser usados.

06/08/2020



Vacinas contra Covid-19 serão envasadas em frascos plásticos

Empresa dos Estados Unidos contratou da alemã Zahoransky o fornecimento de linhas de fabricação no valor próximo de 25 milhões de euros. Elas vão executar a injeção, sopro, revestimento dos frascos, envase e gravação, de forma totalmente automatizada.

31/07/2020



Robôs aprendem a montar por tentativa e erro

A programação flexível de robôs é complexa no caso das tarefas de montagem. Por isso um projeto de pesquisa denominado Rob-aKademI propõe o uso de aprendizagem de máquina para torná-la mais fácil e autônoma, mudando a forma como os equipamentos “aprendem”.

22/07/2020



Estudo ajudará empresas de médio porte a reduzir gastos com energia

Pesquisadores estudam uma forma de prever a carga real das indústrias com o uso de algoritmos inteligentes, criando assim as condições para um sistema de gerenciamento de flexibilidade energética.

02/07/2020



Como medir a transformação digital da sua empresa

A implementação de recursos digitais no ambiente industrial veio para ficar e cada um a faz no seu ritmo. Mas há meios de identificar em que ponto dessa jornada a sua empresa se encontra.

25/06/2020



Webinar gratuito sobre o setor de plásticos e indústria 4.0 pós-pandemia acontece nesta quinta

Evento será realizado pela revista Plástico Industrial e promoverá uma discussão sobre o uso de recursos de gerenciamento remoto e inteligência artificial na indústria de plásticos, e como essas ferramentas digitais podem ajudar na transição para o “novo normal” no ambiente de produção.

23/06/2020



Webinar gratuito sobre Internet industrial

Evento on-line reúne especialistas para tratar de “Internet Industrial das Coisas” (IIoT) e sobre as ferramentas da indústria 4.0 que ganham relevância no Brasil na retomada econômica pós-pandemia.

15/06/2020



Programa reunirá projetos de inovação de pequenas e médias empresas

Iniciativa visa promover parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras para o desenvolvimento de tecnologia e processos para diversas áreas da indústria. Os interessados poderão apresentar suas propostas em unidades credenciadas até o final do mês de setembro.

09/06/2020



Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

Grupo de trabalho para o desenvolvimento de interfaces padronizadas em maquinário do setor de plásticos adota o protocolo OPC UA como padrão de transferência de dados e interoperabilidade entre máquinas e sistemas de automação.

22/05/2020



Licenças de software gratuitas

Empresa oferece três meses de acesso gratuito à tecnologia de desenvolvimento de projetos e de simulação para iniciativas dedicadas ao combate à pandemia.

14/05/2020



Empresas do setor de extrusão em foco

Pesquisa realizada antes da pandemia da Covid-19 detectava empresas interessadas na modernização de suas instalações, procurando se aproximar do conceito de indústria 4.0

04/05/2020



Humanos e robôs, um caminho para a retomada

Implementação de linhas produtivas que integrem pessoas e autômatos é uma medida que pode contribuir para manter a produtividade e preservação de empregos na indústria de plásticos

30/04/2020



Software e hardware para conectar máquinas e redes distintas

Equipamento compatibiliza a transmissão de dados entre protocolos dissimilares e permite a realização de diagnósticos em tempo real

23/04/2020



Ex-tarifário favorece a importação de máquinas para o setor de plásticos

Duas resoluções publicadas no Diário Oficial da União no início deste mês reduzem a zero a alíquota de importação para diversos tipos de máquinas, incluindo injetoras e sopradoras.

13/04/2020



Webinar sobre automação industrial

Criação de modelos de negócio e gestão de projetos compõem a grade curricular

09/04/2020



Serviços gratuitos para usuários de robôs

Pacotes incluem monitoramento remoto em tempo real e armazenamento de dados em nuvem

06/04/2020



Monitoramento remoto agora disponível para dispositivos de IoT

Ferramenta popular entre profissionais de tecnologia da informação agora está disponível para dispositivos IoT na indústria.

27/03/2020




Inteligência artificial e reciclagem em e-book

O deep learning, ao imitar a aprendizagem humana, busca soluções para desafios em processos. A reciclagem é um dos setores que podem ser beneficiados por essa técnica.

03/03/2020



Plásticos e tecnologia médica

Fabricante de máquinas realiza conferência sobre engenharia médica. Os plásticos estão cada vez mais presentes nesta área.

05/03/2020



Plásticos e indústria 4.0

Novo instituto alemão será referência em digitalização de processos na indústria de plásticos. Cooperação e parcerias com instituições de outros países serão bem-vindas.

19/02/2020



Manufatura aditiva mais perto da indústria

Parceria entre Inmetro e Farcco visa estabelecer bases para o desenvolvimento e implantação do processo no ambiente industrial

05/02/2020



Rastreabilidade na indústria do plástico

Plataforma de armazenamento de informações e de comunicação promoverá o rastreio de matéria-prima

31/01/2020



Conectividade reduz custos de manutenção

Sistemas de conectividade e de comunicação remota para máquinas

30/01/2020



Sensores na alimentação de resina

Alimentador incorpora sensores para conexão com equipamentos de moldagem

21/01/2020



Câmera termográfica para inspeção de máquinas

Equipamento desenvolvido para inspeção de máquinas instaladas no chão de fábrica pode ser conectado a ambientes virtuais

16/12/2019




Consultoria para digitalização de parques fabris

Tecnologia e serviços que podem ser implementados na área dos plásticos

22/11/2019



Transformação digital no setor de plásticos

Plataforma em nuvem integra dados de máquinas de diferentes fabricantes, compila e gera relatórios para tomada de decisão

22/11/2019



Mudança de substrato

Gigante da impressão em papel, a HP desenvolveu também impressoras 3D, que já estão disponíveis no Brasil.

22/11/2019



Aumentam as vendas mundiais de robôs

Crescente comércio mundial de robôs industriais tem previsão de ascensão até 2022

07/11/2019



Robôs colaborativos para operações industriais

Nova gama de robôs para o setor do plástico

07/11/2019



Indústria 4.0 do século XXI

Soluções da quarta revolução industrial

07/11/2019



Robô para espaços fabris

Autômato indicado para operações industriais

07/11/2019




Tendências no setor de plásticos norteiam desenvolvimento de maquinário

Principais conceitos e tecnologias exibidas pela Arburg na K

06/11/2019



Um instituto e três tendências

Pesquisa voltada para as necessidades da indústria

06/11/2019