A empresa da área de automação Infotech (Suíça) desenvolveu junto com a fabricante de adesivos alemã Delo uma nova impressora 3D capaz de fabricar peças multimateriais a partir de resina líquida.

A operação é baseada no dispensador de mesa IP-500 da Infotech, caracterizado por um sistema que comporta diversos cabeçotes, com vários dispensadores operando em paralelo e processando simultaneamente diferentes resinas líquidas. O equipamento é especialmente compatível com as resinas epóxi curáveis ​​por UV desenvolvidas pela  Delo, o que permite aos usuários imprimir em 3D estruturas com propriedades físicas variáveis e funcionalidades específicas .

Os parceiros declararam que o novo sistema é destinado principalmente para fins de prototipagem e execução de pequenas séries em indústrias de ramos como o automobilístico e de microeletrônica.

Os usuários têm a opção de escolher entre diferentes tipos de válvula incluindo as de jato, válvulas de pressão e do tipo parafuso, com cada uma delas sendo alojada em seu próprio eixo vertical. Visto que cada cabeçote pode ser operado de forma combinada com outros, é possível combinar as diferentes resinas em uma única camada, controlando-se com precisão a composição do material.

Uma lâmpada UV alojada no próprio cabeçote de impressão segue a sua trajetória, curando gradativamente a resina depositada. A espessura da camada é determinada por medição sem contato (câmera), e o sistema possui controle integrado em tempo real. As distâncias entre os cabeçotes podem ser ajustadas em tempo real, resultando em menos falhas de impressão.

 

 

Peças funcionais

O portfólio de materiais da Delo foi fundamental para que se desenvolvessem os recursos de funcionalização das peças. A empresa fabrica resinas que combinam propriedades físicas como transparência, condutividade e flexibilidade. De acordo com informações da empresa, elas são altamente resistentes à temperatura e se assemelham aos polímeros de alto desempenho. 

Como esses materiais têm propriedades químicas semelhantes, eles podem ser todos misturados e combinados para atender às necessidades do usuário, apresentando boa adesão e isotropia quando em contato uns com os outros.

Isso significa que as peças podem ser fabricadas com áreas rígidas e flexíveis ou áreas opacas e transparentes, com controle total sobre a espessura da parede e detalhes de geometria. A deposição e a cura do material são processos controlados digitalmente, assim como a limpeza dos bicos dispensadores.

 

Fotos: detalhes do equipamento da Infotech e deposição do material da Delos. 

 

Fotos: Infotech


 

Conteúdo relacionado:

 

Parceria no ramo de manufatura aditiva

 

Manufatura digital direta: o próximo passo da impressão 3D

 

#impressão3Dmultimateriais

#Infotech

#Delos


 



Mais Notícias PI



Guia de tendências de cores terá participação de transformadores

O Color Trend 2027 será lançado em novembro e empresas interessadas em contribuir com pesquisas podem se cadastrar até o fim de junho.

16/06/2026


Haitian e Hennecke integram tecnologias de injeção e revestimento

Parceria entre desenvolvedoras une injetoras multimateriais a sistemas de dosagem de poliuretano sob alta pressão para efetuar o acabamento de peças para o setor automotivo já no interior do molde, eliminando a etapa de pintura.

16/06/2026


Congresso de embalagens será realizado em SP

Acontece em julho na capital paulista o Congresso Instituto de Embalagens Pack Tech 2026.

16/06/2026