O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está promovendo um programa de desenvolvimento de soluções para o acondicionamento de alimentos, bebidas e produtos que incluirá projetos de embalagens feitas em plástico.

 

Programa de incentivo para fabricantes de embalagens plásticas

 

A iniciativa recebeu o nome de TechStart Food Innovation e consistirá na análise e fomento de propostas referentes à, por exemplo, fabricação de embalagens, ao aproveitamento otimizado de matérias-primas poliméricas, estabelecimento de parâmetros de processos, gestão de operações – incluindo coleta e processamento de dados provenientes do chão de fábrica – e controle da qualidade.

 

Também poderão ser apresentados trabalhos que abordem temas relacionados às tendências de mercado e de consumo, mudanças de comportamento, influências da pandemia de Covid-19 e sustentabilidade, assim como reciclagem de embalagens, conscientização sobre o desperdício de insumos, alimentação saudável e alimentos de base vegetal.

 

“De acordo com um levantamento feito pelo Seade em 2012, 95% das indústrias de alimentos e bebidas eram pequenas e micro, com até 99 funcionários, mostrando que o TechStart Food Innovation tem um potencial muito grande, pois vamos trabalhar com startups e com projetos”, disse Luis Madi, diretor de assuntos institucionais do Ital.

 

O programa foi criado pela Conexão.f, que é uma empresa incubadora da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), e pelas empresas FoodVentures e Venture Hub.

 

As inscrições podem ser feitas aqui. O prazo máximo para o envio dos trabalhos é 1º de outubro.

 

Foto: Pixabay


 

Conteúdo relacionado:

Biofilmes poliméricos ativos aumentam a validade de alimentos

Growlers de PET: levando chope aos consumidores em isolamento


 

#Ital #TechStartFoodInnovation #Embalagens #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Novos cursos online sobre plásticos têm inscrições abertas

ABPol divulgou uma programação de cursos da área de polímeros que serão realizados nos próximos meses.

12/01/2022


Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

Desenvolvedora de aditivos antimicrobianos baseados em nanotecnologia, a Nanox foi selecionada para integrar um programa que promoverá a sua inserção no mercado global.

22/10/2021


Pesquisa indica que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

CNI divulgou estudo que mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021