A norte-americana Avient (Itupeva, SP) desenvolveu uma tecnologia de barreira ativa para garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) monocamadas que é compatível com processos de reciclagem mecânica.

Denominados ColorMatrix Capture Oxygen Scavenger, os aditivos promovem a formação de uma barreira ativa contra a entrada de oxigênio, ajudando a melhorar a proteção do produto e prolongar a vida útil. São aplicáveis em formulações de PET reciclado, e também não interferem na sua reciclagem posterior.

 

A barreira de oxigênio que se forma é totalmente não compromete o nível de transparência do material, permitindo o uso de maior conteúdo de rPET em novos produtos. Os aditivos podem ser usados também nas tampas dos frascos.

 

A tecnologia foi desenvolvida em 2021 e está em fase de testes com grandes proprietários de marcas, tendo se mostrado eficaz com PET reciclado em teores de 25% até 100%.


 

Imagem: Avient


 

Leia também:

 

Manutenção de moldes para plásticos

 

Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

#Avient


 


 



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024