A norte-americana Avient (Itupeva, SP) desenvolveu uma tecnologia de barreira ativa para garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) monocamadas que é compatível com processos de reciclagem mecânica.

Denominados ColorMatrix Capture Oxygen Scavenger, os aditivos promovem a formação de uma barreira ativa contra a entrada de oxigênio, ajudando a melhorar a proteção do produto e prolongar a vida útil. São aplicáveis em formulações de PET reciclado, e também não interferem na sua reciclagem posterior.

 

A barreira de oxigênio que se forma é totalmente não compromete o nível de transparência do material, permitindo o uso de maior conteúdo de rPET em novos produtos. Os aditivos podem ser usados também nas tampas dos frascos.

 

A tecnologia foi desenvolvida em 2021 e está em fase de testes com grandes proprietários de marcas, tendo se mostrado eficaz com PET reciclado em teores de 25% até 100%.


 

Imagem: Avient


 

Leia também:

 

Manutenção de moldes para plásticos

 

Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

#Avient


 


 



Mais Notícias PI



Parceria no desenvolvimento de retardantes de chama mais sustentáveis

Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.

11/11/2025


Plásticos e metais unidos em estruturas híbridas

A união de metais e plásticos de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

11/11/2025


Engel adquire a Trexel. Um impulso para a injeção de peças mais leves.

O anúncio foi feito pela companhia austríaca durante a feira K, onde também foram divulgados os seus atuais pilares de desenvolvimento tecnológico para o setor de injeção.

29/10/2025