A norte-americana Avient (Itupeva, SP) desenvolveu uma tecnologia de barreira ativa para garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) monocamadas que é compatível com processos de reciclagem mecânica.

Denominados ColorMatrix Capture Oxygen Scavenger, os aditivos promovem a formação de uma barreira ativa contra a entrada de oxigênio, ajudando a melhorar a proteção do produto e prolongar a vida útil. São aplicáveis em formulações de PET reciclado, e também não interferem na sua reciclagem posterior.

 

A barreira de oxigênio que se forma é totalmente não compromete o nível de transparência do material, permitindo o uso de maior conteúdo de rPET em novos produtos. Os aditivos podem ser usados também nas tampas dos frascos.

 

A tecnologia foi desenvolvida em 2021 e está em fase de testes com grandes proprietários de marcas, tendo se mostrado eficaz com PET reciclado em teores de 25% até 100%.


 

Imagem: Avient


 

Leia também:

 

Manutenção de moldes para plásticos

 

Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

#Avient


 


 



Mais Notícias PI



Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais

A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.

12/08/2025


Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis

Companhia do Reino Unido incrementou seu portfólio de produtos digitais voltados para a melhoria do processo de sopro, contemplando também materiais reciclados e de origem renovável.

05/08/2025


TopSolid’Brasil tem nova representação em Santa Catarina

Aliança estratégica entre a Top Solid e a Holand fortalece a atuação regional da desenvolvedora de sistemas para o setor industrial.

17/07/2025