A norte-americana Avient (Itupeva, SP) desenvolveu uma tecnologia de barreira ativa para garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) monocamadas que é compatível com processos de reciclagem mecânica.

Denominados ColorMatrix Capture Oxygen Scavenger, os aditivos promovem a formação de uma barreira ativa contra a entrada de oxigênio, ajudando a melhorar a proteção do produto e prolongar a vida útil. São aplicáveis em formulações de PET reciclado, e também não interferem na sua reciclagem posterior.
A barreira de oxigênio que se forma é totalmente não compromete o nível de transparência do material, permitindo o uso de maior conteúdo de rPET em novos produtos. Os aditivos podem ser usados também nas tampas dos frascos.
A tecnologia foi desenvolvida em 2021 e está em fase de testes com grandes proprietários de marcas, tendo se mostrado eficaz com PET reciclado em teores de 25% até 100%.
Imagem: Avient
Leia também:
Manutenção de moldes para plásticos
Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina
#Avient
Mais Notícias PI
A empresa criou recursos que melhoram a execução de processos do chão de fábrica e recebeu certificação em cibersegurança.
03/09/2026
Plataforma Iniflex Smart integra gestão de suprimentos e monitoramento do chão de fábrica, visando substituir planilhas manuais no segmento responsável por 70% do mercado nacional.
02/09/2026
Redução de documentos nas etapas iniciais e flexibilização das regras visam agilizar a implementação de tecnologia em pequenas empresas.
01/09/2026