Um consórcio estabelecido pelas empresas Electrolux, com matriz na Suécia e unidade fabril em Curitiba (PR), Termotécnica, com sede em Joinville (SC), e Unigel, com unidade corporativa em São Paulo (SP), terá como premissa o desenvolvimento e produção de peças plásticas para refrigeradores a partir da utilização de embalagens fabricadas com poliestireno expandido (EPS).

Embalagens de poliestireno expandido serão usadas na fabricação de peças para refrigeradores

 

Trata-se de um projeto que visa destinar embalagens de EPS usadas para a proteção de eletrodomésticos a processos de reciclagem, e assim convertê-las em matéria-prima para a confecção de itens que serão incorporados a linhas de refrigeradores.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que testes relacionados à qualidade de peças para eletrodomésticos feitas com material reciclado vêm sendo realizados desde o ano passado. Também foi informado que a Unigel fornecerá a sua linha de materiais poliméricos Ecogel, indicada para a formulação de poliestirenos, ao passo que a Termotécnica fará o mesmo com a sua linha de matérias-primas obtidas a partir de plásticos pós-uso/pós-consumo Repor.

 

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, comentou que a companhia tem interesse em estabelecer parcerias com, por exemplo, cooperativas de reciclagem e empresas que atuam na área de logística reversa de plásticos descartados. De acordo com ele, “isso ajudaria a melhorar ainda mais o índice de reciclagem do EPS no Brasil”.

 

João Zeni, diretor de sustentabilidade para a Electrolux América Latina, disse que a meta da empresa é “usar 50% de plástico reciclado em nossos produtos até 2030”. Ainda segundo ele, a companhia pretende analisar uma ampliação do uso de plásticos reciclados na fabricação de outros produtos, principalmente peças que terão contato com alimentos.

 

Marcelo Natal, diretor comercial da Unigel, disse que um dos objetivos dessa parceria é “reaproveitar aproximadamente 200 toneladas de material pós-consumo até o final de 2022, que darão origem a novos produtos”. As empresas interessadas em obter mais informações sobre parcerias e o projeto podem entrar em contato pelo telefone (47) 99994-1113.

 

Imagem: Termotécnica/Unigel

 

Conteúdo relacionado:

ESG na prática no setor de plásticos

Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

 

#Electrolux #Termotécnica #Unigel #Reciclagem #Plástico



Mais Notícias PI



Alimentador para extrusoras tem nova versão

Equipamento pode aumentar o rendimento da reciclagem de grânulos plásticos com densidade inferior a 200 kg/m³.

28/06/2022


Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

28/06/2022


Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022