Uma nova chamada pública para inscrição de projetos voltados para a implantação de sistemas e/ou processos centrados na eficiência energética de parques fabris como, por exemplo, de transformação de resinas termoplásticas foi iniciada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

CNI abre inscrições para projetos sobre eficiência energética em empresas do ramo de manufatura

A instituição, que está à frente da nova fase do Programa Aliança 2.0, junto à Eletrobras, pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e à Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), prevê a seleção de 24 companhias. 

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o prêmio que será concedido a cada uma das empresas escolhidas é de R$ 400 mil. Também foi divulgado que a realização das etapas dos projetos selecionados deverá ser feita em conformidade com diretrizes determinadas pelas instituições que encabeçam o projeto, bem como com o acompanhamento de equipes técnicas que as integram.

 

Segundo Davi Bomtempo, gerente-executivo de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, essa é a primeira vez que o programa, que acontece desde 2015, terá uma chamada pública, o que, ainda segundo ele, tem o objetivo de “expandir o atendimento a empresas de todas as regiões do Brasil”.

 

O programa também abre espaço para a apresentação de propostas que vão além da redução de custos com energia no chão de fábrica. 

 

Renata Falcão, superintendente de Programas de Governo da Eletrobras, deu alguns exemplos. Segundo ela, são muito bem-vindas sugestões para a otimização de, por exemplo, “sistemas térmicos; a questão do fortalecimento da cultura da eficiência energética; a aproximação da universidade e da indústria; a atuação sinérgica com os sistemas térmicos e motrizes; a coparticipação das indústrias também em termos financeiros; e a adoção de acordo voluntários”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3040-3860 ou pelo e-mail encarregadolgpd@cni.com.br. 

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Confira mais notícias:

 

Consultoria gratuita para a cadeia automotiva

 

Menos produtos descontinuados na indústria

 

 #CNI #Eletrobras #Abrace #PI



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024