Adalberto Rezende, da redação.
Um novo sistema de monitoramento da produção realizada por robôs industriais foi apresentado pela Yaskawa Motoman (Diadema, SP) na FEIMEC, realizada em São Paulo (SP). O sistema “Checkbot” foi desenvolvido pela OKsystem a.s., empresa sediada na República Tcheca, e já está disponível para comercialização no Brasil.

A ferramenta permite o monitoramento em tempo real de dados provenientes da produção, que pode ser realizado também de forma remota por meio de webcams, por exemplo, informando o status de robôs que operam no chão de fábrica e coletando dados que são armazenados em um banco.
Os recursos do Checkbot permitem a automatização de atualizações do status de linhas de produção, a reconfiguração de autômatos e equipamentos auxiliares, criação de históricos e gráficos a partir dos dados coletados e envio de notificações sobre modificações na programação, entre outros.
Um vídeo demonstrativo pode ser visto a seguir.
A parceria das empresas envolve também o fornecimento de assistência técnica e os clientes podem contar com suporte e ter acesso a mais informações disponíveis em uma plataforma digital.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 9.4155-6545 e pelo e-mail rogerio.serato@motoman.com.br.
Imagem: Divulgação.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Confira mais notícias do setor de plásticos:
R9 eleva produtividade com controle integrado de periféricos
KUKA expande fronteiras da robótica industrial com foco em IA e simulação
Mais Notícias PI
Treinamentos em ambiente digital abordam estratégias de usinagem e integração de processos para aprimorar o desenvolvimento de peças plásticas.
18/05/2026
Iniciativa utiliza biopolióis e aprendizagem de máquina para criar revestimentos de alta resistência, visando substituir polímeros de origem fóssil e reduzir custos de manutenção em aerogeradores.
28/04/2026
Novo sistema para automação da Wittmann combina interface gráfica amigável com a função que permite a gestão centralizada de até doze eixos servo e de todos os auxiliares da célula de trabalho.
28/04/2026