Um sistema de inteligência artificial (IA) denominado assistente virtual inteligente “Wisdom Maker”, desenvolvido pela MAP Intelligence (Manaus, AM), que contou com o apoio da Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Bertha Capital, foi implantado no parque fabril da Componel, fabricante de componentes plásticos situada em Manaus (AM). 

 

O assistente virtual WM passou a ser usado na coleta de dados provenientes de processos produtivos que, neste caso, diz respeito à fabricação de componentes feitos com resinas termoplásticas. Segundo informações fornecidas pela MAP Intelligence à Plástico Industrial, a base de dados da Componel está ligada à base de conhecimento do assistente virtual inteligente, de forma que o sistema atue em tempo real em operações de gestão de processos, por exemplo.

 

A companhia desenvolvedora do WM deu alguns exemplos de como este recurso pode ser utilizado no chão de fábrica: emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias em processos produtivos, bem como envio de mensagens contendo instruções e links para acesso a vídeos sobre procedimentos, treinamento, entre outros recursos.

 

O processo de implementação do sistema foi realizado em quatro fases, sendo feita, em um primeiro momento, a expansão e complementação da coleta de dados do ambiente produtivo, principalmente no que se refere às variáveis sensíveis à operação de fabricação. Em seguida foram feitos treinamentos focados no uso do WM e analisados os resultados obtidos.


Manuel Cardoso, diretor-executivo da MAP Intelligence, comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo uso do assistente virtual em plantas fabris: “A inteligência artificial ajuda a expandir nosso conhecimento e percepção sobre o andamento de operações produtivas, visando melhorar o seu desempenho, reduzindo, por exemplo, a utilização de recursos e de custos de forma mais inteligente. Os resultados são a eliminação de perdas operacionais e a redução do ciclo produtivo”.


Mais informações podem ser obtidas pelo site das companhias.


 

Imagens: Manuel Cardoso/Divulgação, Freepik.


 

Mais notícias:

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

Os desafios da transição industrial são temas de novo livro

 

Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos

 

#Componel #MAPIntelligence #InteligênciaArtificial #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024