A reação do ramo de plásticos ao atual cenário assolado pela pandemia de Covid-19 é sinalizada por diferentes iniciativas, e a área de reciclagem mostra mais um exemplo disso.

 

Gestora de resíduos investe em maquinário para ampliar a oferta de plásticos reciclados

 

A Dinos (Eslovênia), empresa que atua na gestão de materiais pós-uso/pós-consumo, e que integra o grupo Alemão Scholz, está direcionando investimentos para a reciclagem de polímeros, principalmente filmes, embalagens, recipientes e tambores confeccionados em polietileno (PE) de alta ou baixa densidade. Os materiais são fornecidos por fábricas e estabelecimentos comerciais.

 

 

Recentemente, um de seus parques fabris passou a contar com equipamentos modernos de trituração de plásticos, bem como de lavagem e secagem de grânulos. Também foi instalada uma extrusora para o processamento deles.

 

Isso é parte de um programa voltado à ampliação da oferta de plásticos reciclados que teve início com a formação de parcerias com fornecedores de maquinário desse tipo, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

 

A Lindner (Áustria) forneceu um sistema composto pelo triturador Micromat 2000, capaz de processar tanto plásticos rígidos quanto flexíveis, bem como por uma unidade de pré-lavagem e um secador mecânico da série Loop Dryer. O triturador pode ser usado tanto para triturar plásticos rígidos quanto filmes plásticos, apresentando um  produto final homogêneo. As flutuações de processo são eliminadas com o uso do novo sistema de controle “RAMS Professional”, que possui muitas opções de configuração para cobrir uma ampla gama de materiais, desde os plásticos rígidos até os flexíveis. Possui um empurrador interno que garante uma alimentação suave do material de entrada até a unidade de corte para trituração contínua. O espaçamento de corte é precisamente ajustável, o que permite obter um material de saída homogêneo e com baixa geração de finos. 

 

Já o sistema de pré-lavagem Floater versão “extend” contribui otimizando a separação de contaminantes das frações plásticas antes do processo de lavagem em si. Em contraste com o método float-sink, materiais mais densos também podem ser adicionados ao processo de lavagem por meio de um sistema inovador de separação. Isso evita, por exemplo, que filmes valiosos com partículas de sujeira ou plásticos com aditivos (carbonato de cálcio, talco) sejam descarregados junto com o rejeito da linha. 

 

“Estamos constantemente otimizando o maquinário para garantir um material de saída homogêneo, que é um importante pré-requisito para o processo de lavagem e contribui para a extrema confiabilidade de todo o sistema”, informou Frederico Hartmann, gerente regional para a América Latina na Lindner Washtech.

 

Nova planta de reciclagem de plásticos

 

Já a Erema forneceu à gestora de resíduos uma extrusora Intarema 1714 TVEplus, cuja alimentação é feita automaticamente, de acordo com a necessidade do cliente. A máquina conta ainda com sistema de filtragem de partículas e impurezas em geral que consiste em uma malha que pode bloquear resíduos com tamanho de até 70 μm.

 

 

“Nos últimos 15 anos, no setor de plásticos, a Dinos se concentrou principalmente na coleta e prensagem desses materiais, ou no máximo na sua trituração. Mas devido à mudança do cenário no mercado mundial, em que a destinação de resíduos plásticos tem se tornado cada vez mais difícil, decidimos iniciar nossa própria linha de reciclagem. Isso nos permitirá oferecer ao mercado um produto final de alta qualidade”, disse Jure Jambrovic, gerente da planta que recebeu os equipamentos.

 

De acordo com Andrej Gustin, gerente de produto da Dinos, as linhas de produção da unidade podem processar de 8 a 12 toneladas de plásticos, em um período de aproximadamente oito horas.

 

No Brasil, a oferta de máquinas e equipamentos de reciclagem de plásticos, bem como de resinas assim obtidas, é mostrada em nossos guias.

 

Foto: Dinos

 

Conteúdo relacionado:

Recicladores de plásticos planejam investir em descontaminação

Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa


 

#Dinos #Lindner #Erema #Reciclagem #Plásticos #Covid-19








Mais Notícias PI



Digitalização na área de reciclagem é tema de ebook

Empresa do ramo de reciclagem lançou um livro digital que aborda como o uso de sistemas que conectam sensores, máquinas e ambientes virtuais pode contribuir para a otimização de processos.

28/09/2020


OCDE atualiza regras sobre negociação internacional de resíduos plásticos

Após uma série de reuniões que ocorreram entre julho de 2019 e julho de 2020, organização divulgou comunicado determinando o consentimento prévio do país de destino antes que do envio de resíduos plásticos perigosos.

11/09/2020


Avanços em pesquisa sobre reciclagem química

Acordo de cooperação firmado entre companhias e instituições de ensino envolve investimentos de R$ 2,7 milhões voltados ao desenvolvimento de soluções para reciclagem química de plásticos pós-consumo.

04/09/2020