A Carpet America Recovery Effort (CARE), instituição que promove soluções para a reciclagem e reutilização de carpetes pós-consumo, anunciou o desenvolvimento do Carpet Tell, um dispositivo que identifica todas as fibras e misturas de fibras usadas na fabricação de carpetes, tornando possível a triagem rápida e precisa para a reciclagem.
O aparelho foi projetado para auxiliar recicladores de carpetes pós-consumo, mas atende também as empresas que processam aparas pós-industriais e fabricantes de compostos de poliamida (PA).
Em comunicado de imprensa, a CARE informou que em 2021 a instituição iniciou a busca por um substituto adequado para o aparelho identificador de fibras microPHAZIR, da Thermo Fisher, cuja produção havia sido descontinuada.
Assim, o veterano da indústria de carpetes Frank Endrenyi e a CARE iniciaram uma colaboração com a Matoha, uma empresa britânica que já possuía experiência com a tecnologia de identificação por infravermelho próximo para as indústrias têxtil e de plásticos.
Após uma avaliação da tecnologia da Matoha, o conselho da CARE destinou recursos para o redesenho ergonômico que otimizaria o dispositivo para as necessidades dos recicladores de carpetes, o que resultou no CarpeTell.
Identificação rápida
O CarpeTell executa a identificação quase instantânea (menos de 0,5 segundo) das fibras, aumentando a eficiência na triagem de todos os tipos/misturas de fibras de carpete produzidos pela indústria.
Fibras e misturas adicionais podem ser incluídas na biblioteca de identificação à medida que são lançadas no mercado. O CarpeTell é compacto e conta com uma bateria removível e recarregável com duração de dez horas ou mais, dependendo da intensidade de uso. Pesa apenas 340 gramas e possui uma empunhadura ergonômica do tipo pistola.
Conforme informações da CARE, o CarpeTell custa menos do que o seu antecessor, o microPhazir, e demanda uma pequena taxa mensal para atualizações de software e biblioteca.
Frank Endrenyi, da Marketing Collaborative LLC, que participou do desenvolvimento, é o distribuidor do CarpeTell e atende pelo e-mail AssetsUnlimited@gmail.com .
Imagem: CARE
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Leia também:
Pesquisa abre caminho para a reciclagem química do PET
Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados
Mais Notícias PI
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025