A Braskem, por meio da sua subsidiária integral Braskem Netherlands B.V., e a Terra Circular, empresa holandesa voltada para a conversão de resíduos sólidos, lançaram a Upsyde, empresa com tecnologia patenteada e proprietária, capaz de converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais, dentro do conceito de circularidade para os materiais plásticos.

 

O lançamento acontece um ano após o anúncio da assinatura do contrato para formação do empreendimento. A Upsyde vai atuar com independência operacional e financeira, tendo a Braskem como controladora com 60% de participação e a possibilidade de extensão do uso da tecnologia para outras regiões. A Terra Circular aportou na joint venture as ações de sua subsidiária (anteriormente ER Plastics), empresa com capacidade de reciclar 23 mil toneladas/ano de resíduos plásticos mistos.

 

As instalações da Upsyde estão sediadas em Weert, na Holanda, e a tecnologia patenteada de reciclagem de resíduos plásticos difíceis de processar é utilizada na recuperação de material plástico e produção de bens de consumo duráveis, tais como pallets, placas para uso em construção e estradas, mantas asfálticas e tapetes para serviço pesado.

 

Os produtos da Upsyde fazem parte do ecossistema de circularidade da Braskem Wenew, que engloba os pilares de produtos, educação, tecnologia e design circular e consolida sob um único guarda-chuva todas as ações da companhia voltadas para a reciclagem e a economia circular.

 

Imagem: Upsyde

 

 

Leia também:

 

Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas

 

Reciclagem química de poliamida por micro-ondas

 

 

#Upsyde



Mais Notícias PI



Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um banco de dados com informações sobre caracterização de polímeros que deve servir como base para estudos sobre a reciclagem de plásticos.

17/07/2024