A efetividade da reciclagem de materiais não depende somente da implementação de sistemas de coleta e/ou de pontos de descarte. Isso consiste também, como já está sendo feito no ramo de plásticos, na criação de frentes de trabalho fundamentadas na conscientização sobre a destinação correta de resíduos e na disseminação dos conceitos da economia circular. 

 

Relatório de sustentabilidade é disponibilizado gratuitamente pelo inpEV

Estes assuntos têm permeado o dia a dia da indústria no atual cenário decorrente da pandemia de Covid-19. Antes do surto, porém, as atividades do setor de reciclagem vinham caminhando para a obtenção de bons níveis de recuperação de materiais, especialmente no setor de recuperação de embalagens de defensivos agrícolas, como mostra o “Relatório de sustentabilidade 2019” elaborado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

 

O trabalho contém dados a respeito do volume de embalagens e tampas plásticas usadas para acondicionar defensivos agrícolas encaminhado a empresas recicladoras após o término da vida útil delas por meio do programa de logística reversa e orientação sobre o descarte correto de produtos pós-uso denominado “Sistema campo limpo”, gerido pela instituição.

 

Os temas abordados no relatório estão divididos em seções sobre inovação tecnológica, que compreende o desenvolvimento de sistemas de rastreamento de embalagens; eficiência operacional, que trata de projetos voltados para a implementação de processos e maquinário que atendam aos requisitos alinhados com conceitos de sustentabilidade; e viabilidade econômica, que traz informações a respeito de investimentos direcionados à área de reciclagem de recipientes plásticos e o desempenho dos ativos envolvidos.

Além disso, há seções dedicadas a trabalhos realizados no campo de desenvolvimento humano e de educação e conscientização.

 

“Vamos comemorar mais um ano bem-sucedido graças à integração e empenho de todos os elos da cadeia agrícola como, por exemplo, agricultores, empresas, canais de distribuição e poder público”, disse João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV. Segundo informações da entidade, ao longo de 2019 mais de 45,5 mil toneladas de embalagens plásticas que acondicionaram defensivos agrícolas foram retiradas do meio ambiente por meio do programa mencionado.

 

A versão digital do relatório pode ser baixada gratuitamente aqui. Mais informações sobre programas de logística reversa e reciclagem de embalagens poliméricas podem ser obtidas no site o instituto.


 

Foto: inpEV


 

Conteúdo relacionado:

Recicladores de plásticos planejam investir em descontaminação

Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

 

#inpEV #Sistemacampolimpo #Defensivosagricolas #Reciclagem #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Decreto dos plásticos. Afinko lança pacote de serviços para apoiar transformadores e recicladores na adequação.

Com a extensão das metas de logística reversa e conteúdo reciclado para pequenas e médias empresas a partir de julho, laboratório paulista lança pacote de serviços de ensaios e consultoria técnica para apoiar transformadores, recicladores e proprietários de marcas a comprovar a rastreabilidade e garantir conformidade com as novas regras.

11/06/2026


Novo aditivo viabiliza uso de até 100% de PET reciclado na linha de produção

A Additiva anunciou a comercialização de um extensor de cadeia que recupera a viscosidade do fundido e a estabilidade de diferentes materiais plásticos. No caso do PET, recupera propriedades e permite o uso de 100% de material reciclado em linhas de fabricação de novos produtos.

02/06/2026


Brasil enfrenta o desafio da integração da cadeia para promover a economia circular

Dados do Circularity Gap Report alertam para a perda de 1/3 do valor gerado nas cadeias produtivas no modelo tradicional de economia linear. Indicadores tradicionais como o PIB não medem este dado.

02/06/2026