Hellen Souza, da redação

 

Foi assinada no dia 9 de dezembro uma carta de intenções entre o Think Plastic Brazil e o Instituto de Design da do Instituto de Tecnologia de Illinois (Chicago, EUA), uma das escolas mais influentes do mundo em design estratégico.


O evento marcou o início de uma cooperação institucional inédita entre Brasil e Estados Unidos no campo do design estratégico aplicado à inovação e sustentabilidade no setor de plásticos transformados. Foi realizado no Cazoolo Lab (São Paulo, SP), o laboratório de design de embalagens circulares da Braskem, que visa desenvolver projetos mais sustentáveis em colaboração com outras marcas, indústrias, startups e universidades.


Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil e o professor Carlos Teixeira, Diretor do Programa de Doutorado do Instituto de Design, assinaram como representantes das instituições signatárias. Também participou do evento o designer Marco Lobo, coordenador do núcleo Global Green Design do Think Plastic Brasil.


Carlos Teixeira (à esquerda) e Carlos Moreira durante a assinatura
da carta de intenções realizada no Cazoolo Lab, da Braskem.

 

Na ocasião, Carlos Moreira explicou que o objetivo do acordo é disseminar a importância do design estratégico entre as empresas brasileiras de transformação de plásticos, não apenas entre as que buscam internacionalização, mas também entre as que querem se proteger da concorrência externa que tende a se acentuar em decorrência de tensões no ambiente de comércio internacional.

 

A tarifação de produtos chineses no mercado norte-americano, por exemplo, faz com que boa parte dos fabricantes asiáticos orientem para o mercado brasileiro a sua produção, acirrando a disputa comercial interna.O design é um assunto estratégico para os negócios, e não se refere apenas ao produto. Por isso o Instituto Nacional do Plástico e o Think Plastic vão promover uma visão de longo prazo, em que haja perenidade para os projetos com o apoio de todo o boarding das empresas”, comentou Moreira.

Carlos Teixeira (foto ao lado), brasileiro de origem, e que comanda hoje o Programa de Doutorado do Instituto de Design em Chicago, reforçou que é preciso entender o produto que se projeta como uma interação dos múltiplos sistemas envolvidos. “No caso de embalagens para catering (serviços de alimentação coletiva) de companhias aéreas, por exemplo, é necessário atentar para questões de projeto e materiais, que são as mais comuns, mas também para aspectos regulatórios, que envolvem até leis relacionadas à vigilância sanitária de diferentes países”.

 

Com a iniciativa , o Think Plastic passa a trilhar um caminhho que visa fazer com que as empresas empresas transformadoras de plásticos se apropriem da pesquisa avançada em design e apliquem seus conceitos em seus produtos, fortalecendo a competitividade de toda a cadeia. “A iniciativa transcende o Think Plstic e não será necessário que as empresas interessadas sejam associadas”, esclareceu Carlos Moreira.

 

Para o próximo ano, o Think Plastic está preparando um questionário que será aplicado às empresas e ajudará a classificar o grau de familiaridade delas com o conceito de design estratégio. A partir dos resultados, serão traçadas as estratégias de ação conjunta entre as instituições signatárias do acordo. O Cazoolo será o ambiente para a execução / materialização dos projetos que surgirem.

 

Informações e orientações sobre como participar do programa de design estratégico do Think Plastic podem ser soliticadas pelo e-mail marco.lobo@thinkplasticbrazil.com.


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


 

 

Leia também:


 


IA especializada vai auxiliar profissionais do setor de embalagens

 

Óleo de cozinha convertido em PP dá origem a embalagens de margarina


 



Mais Notícias PI



Nova versão de guia de tendências de cores para plásticos

A Avient lançou o ColorForward 2027, que prevê paletas de cores e auxilia em análises de tendências para o setor de plásticos.

11/12/2025


Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

09/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025