A Braskem lançou duas novas séries de compostos de poli(cloreto de vinila) (PVC) produzidos a partir de material reciclado, que fazem parte do seu portfólio Wenew.


Uma das soluções de compostos é proveniente da reciclagem de embalagens (big bags) usadas pela empresa para transportar sua linha de resinas de PVC, ao passo que a outra consiste em um composto de PVC que pode ser usado na fabricação de produtos para o setor da construção civil como, por exemplo, eletrodutos lisos, telhas e pisos.


Em se tratando dos compostos obtidos pela reciclagem de big bags, foi informado à imprensa que os capuzes delas são submetidos à reciclagem após um período de uso de aproximadamente seis anos, sendo o material proveniente deste processo reinserido na fabricação de novos capuzes, o qual, segundo a companhia, é atualmente convertido em novas resinas em suas plantas fabris na Bahia e Alagoas.


Ainda de acordo com a Braskem, atualmente, o volume de material reciclado disponível para a produção de novos capuzes de big bags é de aproximadamente 100 toneladas ao ano.


Mais informações podem ser obtidas no site da Braskem.

 

Imagem: Braskem/Divulgação.

 

Confira mais notícias:

 

Bioplásticos de algas marinhas já são realidade no Brasil

 

Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas

 

Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornaram ao ciclo produtivo

 

#Braskem #Compostos #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Relatório técnico reafirma a adequação do poliestireno para embalagens alimentícias

A estabilidade química do polímero garante aplicação segura em embalagens e viabiliza processos de reciclagem mecânica e química.

22/09/2026


Qualidade dos plásticos reciclados é tema de novo treinamento da Afinko

Curso lançado com formato in company abrange a especificação de matérias-primas plásticas recicladas e o Decreto 12.688/2025. A empresa pretende lançar o treinamento em versão on-line e presencial fixo e itinerante.

21/09/2026


Bekum aposta no mercado de embalagens multicamadas contendo PCR

A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.

16/09/2026