A alemã Igus, com fábrica em Jundiaí (SP), anunciou a inauguração de um centro de automação na cidade de Joinville (SC), onde clientes e estudantes das universidades locais e demais interessados poderão testar aplicações e os produtos da empresa para o setor de robótica, um dos eixos do conceito de indústria 4.0, inclusive aplicada a tarefas no setor de transformação de plásticos.
A sede terá aproximadamente 300 metros quadrados, divididos entre estoque, showroom com máquinas; mini-auditório para palestras; salas de reuniões e estações de trabalho (foto ao lado).
A empresa escolheu a cidade de Joinville por ser reconhecida como referência para empresas inovadoras, de alta tecnologia e inovação. Segundo dados da Igus, no último ano, o mercado de Santa Catarina representou 12% do seu faturamento nacional.
“A implementação de robótica na indústria favorece a competitividade, permitindo a produção de alta qualidade com custos mais baixos. Isso é especialmente relevante para empresas que buscam soluções de automação de baixo custo, como propõe a nossa nova unidade em Joinville, que visa divulgar soluções de automação acessíveis”, ressaltou Marcelo Pimenta, CEO Brasil e LATAM da Igus.
Educação e próximas gerações
Além de atender empresas e profissionais, a Igus pretende manter disponível o novo espaço para estudantes universitários que participam de grupos de pesquisas dedicados à automação e robótica. Essa iniciativa se adequa ao projeto YES (Young Engineers Support – Suporte aos Jovens Engenheiros, em tradução livre) da empresa, que oferece apoio a projetos e patrocínio a estudantes dos cursos de engenharia.
A empresa oferece kits de robótica de baixo custo para instituições do ensino médio e fundamental, além de permitir que a sua sede seja utilizada por alunos do nível superior que desejarem realizar testes e novas experimentações.
Linha de automação de baixo custo
A linha de automação de baixo custo (LCA, de low cost automation) da Igus propõe fornecer soluções de automação econômicas e fáceis de utilizar, que tenham um retorno sobre o investimento (ROI) rápido, não apenas pelos custos de aquisição, mas também considerando os custos de longo prazo, como dispositivos periféricos, adaptações para máquinas existentes e custos de instalação.
A empresa desenvolveu uma variedade de produtos para essa linha, incluindo robôs industriais, robôs colaborativos (cobots), braços robóticos articulados, robôs lineares, robôs delta, robôs SCARA, e um sistema de controle de robôs. Todos são projetados para serem integrados facilmente em sistemas de produção existentes.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Igus
Leia também:
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025
Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.
25/11/2025