Um consórcio chamado Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da marca Scotch-Brite acaba de ultrapassar a marca de 2 milhões de esponjas de limpeza coletadas. Compostas por material polimérico, elas serão convertidas em matéria-prima para a produção de novos itens como, por exemplo, recipientes e utilidades domésticas.

Programa de reciclagem de buchas coleta mais de dois milhões de esponjas

 

A iniciativa é um trabalho desenvolvido pelo grupo 3M, com unidade produtiva em Sumaré (SP), que é realizado em parceria com a TerraCycle, com escritório em São Paulo (SP) e matriz nos Estados Unidos. A partir desse programa também são realizadas ações que compreendem o auxílio a instituições sem fins lucrativos, que atuam prestando assistência a crianças, no resgate e amparo de animais, na área da educação, entre outras.

 

Além disso, há trabalhos voltados para o engajamento de consumidores tanto na reciclagem de esponjas quanto na ajuda a instituições. “As esponjas não possuem uma cadeia pronta para o descarte e reciclagem como outros resíduos habituais, logo as pessoas acabam as descartando no lixo doméstico e as destinando aos aterros sanitários”, disse Anna Carolina Marques, que integra o departamento de marketing do grupo 3M e atua na liderança do programa.

 

De acordo com informações da companhia, o atual volume de esponjas coletadas equivale a 16 toneladas. Isso tornou possível a arrecadação de cerca de R$ 55 mil, valor que foi destinado às causas sociais ligadas ao programa.

 

“Estamos muito satisfeitos com os números expressivos de esponjas recicladas por meio do Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite. Um dos nossos principais objetivos é aumentar a conscientização dos brasileiros para que revejam a sua relação com os resíduos, sobretudo aqueles gerados no ambiente doméstico. Se uma esponja pode ser reciclada, por que outros produtos e embalagens permanecem indo para o aterro sanitário?”, comentou Renata Ross, da TerraCycle.

 

Os interessados em participar do programa podem realizar seu cadastro aqui. Nossos guias trazem informações sobre equipamentos para reciclagem de plásticos fornecidos no Brasil, além de resinas recicladas e muitos outros produtos e serviços.

 

Foto: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Programa de reciclagem de EPS acontece em Santa Catarina

Acordo trará mais plásticos biodegradáveis ao Brasil

 

#3M #TerraCycle #Scotch-Brite #Reciclagem #Plásticos



Mais Notícias PI



Distribuidora alemã de resinas entra no mercado brasileiro

Ao adquirir participação majoritária na Tecnomatiz, a alemã Albis amplia a sua atuação no mercado latino-americano e planeja ampliar o portfólio de plásticos de engenharia e elastômeros ofertados no mercado brasileiro.

19/08/2025


“Engenharia mental”. Conceitos e aplicações são abordados em livro.

A gestão de projetos e engenharia são alguns dos temas da indústria de manufatura que compõem o escopo do livro, assim como orçamento e riscos.

19/08/2025


Molde, máquina e automação. Pacote completo será oferecido na K.

Empresa alemã vai divulgar na K o fornecimento de instalações completas para a moldagem por injeção, incluindo máquina injetora, molde e sistema de automação.

19/08/2025