A japonesa Asahi Kasei, desenvolvedora de resinas termoplásticas, formou uma parceria estratégica com a Genomatica (EUA), visando ao fornecimento de hexametilenodiamina (HMD) obtida de derivados de biomassa (bio-HMD) para a produção de poliamida 66.

A empresa usa atualmente a HMD de origem fóssil como produto intermediário para fabricar sua poliamida 66 Leona, um plástico de engenharia com alta resistência ao calor e rigidez.

 

Usada na fabricação de peças técnicas em setores como automotivo e eletroeletrônico, a poliamida 66 tem um histórico de escassez nos últimos anos, em razão da concentração dos centros produtores dos seus compostos primários como a adiponitrila (ADN). Com a previsão de demanda crescente, em grande parte devido à curva ascendente da fabricação de eletroeletrônicos, será necessário aumento da oferta, levando-se em conta também os requisitos de uma economia de carbono neutro. A produção a partir da biomassa, neste caso, vem a calhar.

 

A Genomatica comercializa tecnologias de fabricação de vários produtos químicos usando

biotecnologia. Por seu lado, a Asahi Kasei tem como meta agregar o uso da bio-HMD às suas ações voltadas para alcançar o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050, o que consequentemente vai aliviar a carga ambiental e auxiliar na execução de políticas de sustentabilidade por parte das indústrias usuárias das suas resinas.

 

A aliança com a Genomatica permite à Asahi Kasei obter direitos preferenciais de acesso à bio-HMD para a execução de testes que avaliarão sua viabilidade e escalabilidade como insumo para a produção da poliamida 66.

 

Ilustração: Asahi Kasei

 

Conteúdo relacionado:

 

Poliamidas com alta resistência térmica

Melhorias para a poliamida e poliolefinas recicladas


 

#poliamida66 #poliamidadefonterenovavel #AsahiKasei


 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024