A japonesa Asahi Kasei, desenvolvedora de resinas termoplásticas, formou uma parceria estratégica com a Genomatica (EUA), visando ao fornecimento de hexametilenodiamina (HMD) obtida de derivados de biomassa (bio-HMD) para a produção de poliamida 66.

A empresa usa atualmente a HMD de origem fóssil como produto intermediário para fabricar sua poliamida 66 Leona, um plástico de engenharia com alta resistência ao calor e rigidez.

 

Usada na fabricação de peças técnicas em setores como automotivo e eletroeletrônico, a poliamida 66 tem um histórico de escassez nos últimos anos, em razão da concentração dos centros produtores dos seus compostos primários como a adiponitrila (ADN). Com a previsão de demanda crescente, em grande parte devido à curva ascendente da fabricação de eletroeletrônicos, será necessário aumento da oferta, levando-se em conta também os requisitos de uma economia de carbono neutro. A produção a partir da biomassa, neste caso, vem a calhar.

 

A Genomatica comercializa tecnologias de fabricação de vários produtos químicos usando

biotecnologia. Por seu lado, a Asahi Kasei tem como meta agregar o uso da bio-HMD às suas ações voltadas para alcançar o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050, o que consequentemente vai aliviar a carga ambiental e auxiliar na execução de políticas de sustentabilidade por parte das indústrias usuárias das suas resinas.

 

A aliança com a Genomatica permite à Asahi Kasei obter direitos preferenciais de acesso à bio-HMD para a execução de testes que avaliarão sua viabilidade e escalabilidade como insumo para a produção da poliamida 66.

 

Ilustração: Asahi Kasei

 

Conteúdo relacionado:

 

Poliamidas com alta resistência térmica

Melhorias para a poliamida e poliolefinas recicladas


 

#poliamida66 #poliamidadefonterenovavel #AsahiKasei


 



Mais Notícias PI



Embalagem monomaterial de café foi desenhada para reciclagem

Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.

08/07/2025


ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva

A empresa adquiriu novas extrusoras para a fabricação de tubos corrugados de polietileno de alta densidade e está intensificando o desenvolvimento de sistemas para coleta de águas pluviais. O trabalho envolve o aumento do uso de plásticos reciclados e visa à formação de parcerias.

08/07/2025


Resiban e eureciclo intensificam comercialização de plásticos reciclados

Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.

01/07/2025