A japonesa Asahi Kasei, desenvolvedora de resinas termoplásticas, formou uma parceria estratégica com a Genomatica (EUA), visando ao fornecimento de hexametilenodiamina (HMD) obtida de derivados de biomassa (bio-HMD) para a produção de poliamida 66.

A empresa usa atualmente a HMD de origem fóssil como produto intermediário para fabricar sua poliamida 66 Leona, um plástico de engenharia com alta resistência ao calor e rigidez.

 

Usada na fabricação de peças técnicas em setores como automotivo e eletroeletrônico, a poliamida 66 tem um histórico de escassez nos últimos anos, em razão da concentração dos centros produtores dos seus compostos primários como a adiponitrila (ADN). Com a previsão de demanda crescente, em grande parte devido à curva ascendente da fabricação de eletroeletrônicos, será necessário aumento da oferta, levando-se em conta também os requisitos de uma economia de carbono neutro. A produção a partir da biomassa, neste caso, vem a calhar.

 

A Genomatica comercializa tecnologias de fabricação de vários produtos químicos usando

biotecnologia. Por seu lado, a Asahi Kasei tem como meta agregar o uso da bio-HMD às suas ações voltadas para alcançar o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050, o que consequentemente vai aliviar a carga ambiental e auxiliar na execução de políticas de sustentabilidade por parte das indústrias usuárias das suas resinas.

 

A aliança com a Genomatica permite à Asahi Kasei obter direitos preferenciais de acesso à bio-HMD para a execução de testes que avaliarão sua viabilidade e escalabilidade como insumo para a produção da poliamida 66.

 

Ilustração: Asahi Kasei

 

Conteúdo relacionado:

 

Poliamidas com alta resistência térmica

Melhorias para a poliamida e poliolefinas recicladas


 

#poliamida66 #poliamidadefonterenovavel #AsahiKasei


 



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024