A alemã Gühring, que tem unidade brasileira em Salto (SP), desenvolveu uma linha de fresas especiais para a usinagem de moldes e matrizes, com o objetivo de proporcionar um acabamento de alta precisão nesse tipo de ferramental.

 

As novas fresas, da linha G-Mold m foram criadas combinando um substrato ultraduro à geometria de núcleo estável e um perfil otimizado para os canais, além de um sistema novo de revestimento. Essa combinação, de acordo com informações da empresa, ajuda a reduzir o deslocamento e o desgaste durante o fresamento, o que resulta em uma precisão de contorno na usinagem de materiais com dureza de até 65 HRC, além de aços-ferramenta de alta liga e fabricados por metalurgia do pó.

 

Como a fabricação de ferramentas e moldes envolve a usinagem de aços endurecidos e de alta resistência, a Gühring passou a utilizar um metal cerca de 200 HV mais duro e com grãos mais finos, o que assegura uma aresta de corte mais estável.

 

O sistema de revestimento também foi especialmente adaptado para a fabricação de moldes: um revestimento produzido e aplicado pelo processo de pulverização de magnetron por impulso de alta potência (HiPiMS) torna as superfícies da ferramenta extremamente lisas e mais resistentes ao desgaste.

 

A nova linha de fresas G-Mold μ cobre todos os processos de fresamento, incluindo o fresamento de cópia, acabamento e fabricação de insertos, assim como a execução de guias e bolsões em placas de moldes.

 

 

Imagens: Gühring

 

 

Leia também:

 

Aços com troca térmica otimizada podem reduzir o tempo de ciclo de injeção

 

Digitalização e sustentabilidade na fabricação de moldes



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024