A empresa alemã de estudos de mercado Ceresana anunciou a sua quinta edição do relatório sobre o mercado global para os aditivos estabilizadores usados no setor de plásticos, indicando que o volume de negócios em torno desse tipo de insumo chegará a cifras de até US$ 6,7 bilhões anuais até 2030.

A luz solar e o oxigênio são os mais importantes inimigos dos plásticos e são os fatores mais críticos de exposição dos produtos moldados. Sem produtos químicos estabilizadores, caixilhos de janelas, cabos e muitos outros produtos de plástico ou borracha não poderiam sobreviver por muito tempo e, em muitos casos, nem poderiam ser fabricados.

 

Aumenta a procura por estabilizadores ecológicos

 

De acordo com o estudo da Ceresana, os estabilizadores são principalmente baseados em metais pesados, tais como chumbo ou estanho, mas também em cálcio e outros materiais de partida. Como os estabilizadores contendo chumbo estão sendo gradativamente substituídos na maioria dos mercados, as versões à base de cálcio têm sido muito procuradas, especialmente no continente europeu.

Em outras regiões, a procura por estabilizadores alternativos mais compatíveis com o meio ambiente também está aumentando. O estudo prevê que a demanda global por estabilizadores à base de cálcio cresça 3,3% ao ano. Espera-se que as vendas de estabilizadores de estanho, mais comumente usados na América do Norte, atinjam cerca de 235.000 toneladas em 2030. No geral, a região da Ásia-Pacífico é o maior mercado de estabilizadores, com uma participação de cerca de 62%, seguida pela Europa Ocidental.

 

PVC no topo da demanda

A indústria que processa policloreto de vinila (PVC) é a maior consumidora de aditivos estabilizadores. Em especial, o setor de tubos plásticos consumiu cerca de 393 mil toneladas em 2020. A fabricação de perfis vem em segundo lugar, seguida por cabos e filmes. Como esses produtos são utilizados principalmente pela indústria da construção, o desenvolvimento desse segmento está diretamente associado à demanda por estabilizadores.

 

Previsões de mercado e análise da indústria para estabilizadores

O capítulo 1 do estudo fornece uma apresentação e análise do mercado global de estabilizadores de plástico, incluindo previsões até 2030. O consumo e a receita são descritos para cada região do mundo. Além disso, a demanda global e regional é analisada para cada tipo de produto e área de aplicação.

O capítulo 2 analisa a demanda e as receitas dos estabilizadores para 16 países, examinando em detalhes cada tipo de estabilizador e áreas de aplicação.

Já o capítulo 3 fornece perfis de empresas dos 70 mais importantes produtores de estabilizadores para plásticos e elastômeros.

 

Mais informações e amostras gratuitas do estudo de mercado “Estabilizadores” (5ª edição) podem ser obtidas aqui.


 

Foto: Ceresana



 

Conteúdo relacionado:

Mercado de máquinas e equipamentos em plena recuperação

Fabricação de motos e bicicletas deve demandar mais peças plásticas em 2022


 

#estabilizadoresparaplásticos   #Ceresana

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024