A japonesa Casio Computer Co. – com subsidiária em São Paulo (SP) – anunciou o novo PRW-61, o primeiro relógio da companhia a ser feito com componentes em plástico proveniente de biomassa, como sua mais recente adição à linha Pro Trek, de relógios para uso ao ar livre.

 

Modelo relógio Casio PRW-61Y-3, da linha Pro Trek, com componentes feitos com bioplástico (fonte: Casio Computer Co.)

 

De acordo com informações da empresa, a nova linha de relógios Pro Trek é produzida a partir de recursos renováveis, uma vez que os plásticos de biomassa estão atraindo a atenção como um material que pode ajudar a reduzir o impacto ambiental ao reduzir as emissões de CO2. Pela primeira vez a companhia aplica bioplásticos em um relógio Casio, utilizando o material como matéria-prima para a confecção da pulseira, caixa e fundo de caixa.

 

Ainda de acordo com a japonesa, os plásticos de biomassa utilizados são produzidos com materiais derivados de óleo de mamona e milho, além de outras fontes. No vídeo a seguir, a companhia relata sobre a origem e as vantagens do uso desse material e mostra como sua aplicação reflete na economia circular.

 

 

O novo modelo está disponível em três versões – PRW-61Y-3 (cáqui e preto), PRW-61Y-1B (preto e preto) e PRW-61-1A (preto e prata) –, todas com biopolímero em seus componentes, as quais são equipados com bússola digital, barômetro/altímetro, termômetro, entre outros recursos, que são voltados ao seu público-alvo: praticantes de esportes ao ar livre que buscam por produtos com apelo ambiental.

 

 

Como parte de seu foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, a Casio está em busca de uma série de iniciativas ecologicamente corretas. No futuro, a companhia também pretende contribuir com os esforços para construir uma economia circular, expandindo o uso de materiais sustentáveis no projeto de outros modelos de relógios.

(Fotos: Casio Computer Co.)



Mais Notícias PI



Fabricante sueca de bioplásticos vai expandir presença mundial

Um novo aporte de recursos financeiros vai custear a atuação da Gaia Biomaterials em novos mercados, incluindo as Américas.

09/04/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

04/04/2024


Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024