Profissionais de design da companhia francesa Sidel criaram uma nova garrafa feita de poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado, com conceito baseado na pureza, transparência e formato do gelo.

O formato da garrafa, denominada Nuuk (nome da capital da Groenlândia), homenageia os fiordes, formação típica daquele país e que consiste em grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, originada por erosão causada pelo gelo. A garrafa feita de PET reciclado transparente foi projetada para as marcas de água proveniente dos fiordes.

 

De acordo com Laurent Lepoitevin, engenheiro de projeto de embalagens da Sidel, a forma peculiar de gelo no fundo da garrafa proporciona o reforço da sua estrutura, além da vantagem estética de dar a impressão de que a garrafa está emergindo do gelo. “Além da qualidade e integridade da água que os fiordes simbolizam, o uso de 100% rPET corresponde totalmente ao compromisso da Sidel com a sustentabilidade”, acrescentou.

 

O design sofisticado da garrafa de 500 mL conta com o fundo – que remete a uma geleira – produzido por meio de um sistema patenteado, chamado de Base Over Stroke System (BOSS) da Sidel. Sua moldagem ocorre durante o processo de sopro, otimiza a distribuição do material no perfil final do fundo da garrafa e usa uma quantidade mínima de material.

 

Sua tampa azul, também em forma de gelo, realça o aspecto glacial atrelado ao produto e atende aos requisitos ambientais e às futuras regulamentações, segundo a Sidel. Além disso, a companhia acredita que graças ao seu formato assimétrico, a Nuuk se destaca em prateleiras e em pontos de venda, atraindo a atenção do cliente.

 

No site da companhia é possível assistir um vídeo sobre o novo conceito de garrafa rPET, inspirada na Groenlândia, bem como acessar a página exclusiva da garrafa Nuuk e ler sobre os detalhes do rótulo transparente e seus grafismos baseados na cultura viking.


 

(Fotos: Sidel)

#plastico #rpet #petreciclado #garrafanuuk #nuuk #sidel



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024