Profissionais de design da companhia francesa Sidel criaram uma nova garrafa feita de poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado, com conceito baseado na pureza, transparência e formato do gelo.

O formato da garrafa, denominada Nuuk (nome da capital da Groenlândia), homenageia os fiordes, formação típica daquele país e que consiste em grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, originada por erosão causada pelo gelo. A garrafa feita de PET reciclado transparente foi projetada para as marcas de água proveniente dos fiordes.

 

De acordo com Laurent Lepoitevin, engenheiro de projeto de embalagens da Sidel, a forma peculiar de gelo no fundo da garrafa proporciona o reforço da sua estrutura, além da vantagem estética de dar a impressão de que a garrafa está emergindo do gelo. “Além da qualidade e integridade da água que os fiordes simbolizam, o uso de 100% rPET corresponde totalmente ao compromisso da Sidel com a sustentabilidade”, acrescentou.

 

O design sofisticado da garrafa de 500 mL conta com o fundo – que remete a uma geleira – produzido por meio de um sistema patenteado, chamado de Base Over Stroke System (BOSS) da Sidel. Sua moldagem ocorre durante o processo de sopro, otimiza a distribuição do material no perfil final do fundo da garrafa e usa uma quantidade mínima de material.

 

Sua tampa azul, também em forma de gelo, realça o aspecto glacial atrelado ao produto e atende aos requisitos ambientais e às futuras regulamentações, segundo a Sidel. Além disso, a companhia acredita que graças ao seu formato assimétrico, a Nuuk se destaca em prateleiras e em pontos de venda, atraindo a atenção do cliente.

 

No site da companhia é possível assistir um vídeo sobre o novo conceito de garrafa rPET, inspirada na Groenlândia, bem como acessar a página exclusiva da garrafa Nuuk e ler sobre os detalhes do rótulo transparente e seus grafismos baseados na cultura viking.


 

(Fotos: Sidel)

#plastico #rpet #petreciclado #garrafanuuk #nuuk #sidel



Mais Notícias PI



Polímeros biodegradáveis e de base biológica em aplicações de uso único

A Milliken se uniu à GO!PHA para impulsionar a adoção de PHA, polímero biodegradável de base biológica, em embalagens de uso único.

21/01/2022


Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022