Uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Energias Renováveis dos Estados Unidos determinou as propriedades químicas e físicas de 59 polímeros disponíveis comercialmente e compilou as informações em um um banco de dados on-lineO minucioso estudo foi liderado pelas acadêmicas Amy Cuthbertson e Clarissa Lincoln.

 

A base inclui informações sobre composição e massa molecular, morfologia, propriedades térmicas, composição elementar e a presença de aditivos. São representados nela aproximadamente 95% dos polímeros fabricados globalmente, tendo como base o ano de 2018, incluindo poliolefinas e copolímeros selecionados por terem escala global de produção superior a 1 milhão de toneladas/ano.

 

A equipe, que inclui ainda os pesquisadores Gregg Beckham e Nicholas Rorrer, caracterizou os polímeros usando ferramentas analíticas como espectroscopia infravermelha por Transformada de Fourier, cromatografia de permeação em gel, calorimetria diferencial de varredura e espectrometria de massa, capazes de identificar aditivos cuja composição pode interferir no desempenho dos processos de reciclagem, tanto mecânica quanto química. A adição de agentes funcionais, corantes e cargas melhora o desempenho dos produtos, mas torna os materiais diferentes das especificações dos fabricantes, comprometendo a precisão das novas formulações.

 

A base de dados, denominada BOTTLE Plastics Substrate Database, está disponível aqui e as análises são compiladas em arquivos no formato .tri, usado para a visualização de modelamento em nível molecular. Eles podem ser acessados usando o TRIOS, um software gratuito da TA Instruments, disponível no link https://www.tainstruments.com/support/software-downloads-support/downloads/

 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: Shuttertstock


 

Leia também:

 

Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

 

Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem


 


 


 



Mais Notícias PI



Contêiner móvel é usado na triagem de plásticos coletados em rios

O SortX, desenvolvido pela Stradler em parceria com a empresa ambiental everwave, faz a triagem de resíduos próximos aos rios onde eles são coletados, impedindo que eles cheguem aos oceanos.

17/09/2024


Bioplástico 100% compostável é usado na fabricação de talheres

Linha de talheres e canudos recém-lançada pela Strawplast foi fabricada com polímero do portfólio da ERT Bioplásticos.

17/09/2024


Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

Uma parceria entre a Schneider Electric e GR3N levou ao desenvolvimento de um sistema automatizado de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET).

17/09/2024