O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas) está trabalhando no Projeto Neorec, desenvolvendo soluções avançadas de reciclagem química e mecânica, com o objetivo de reduzir as limitações atuais e evitar que resíduos complexos, tais como pneus e espumas, sejam enviados a aterros sanitários.

 

De acordo com informações divulgadas pelo instituto, a Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA) estima que até quatro milhões de toneladas de pneus em fim de vida são geradas a cada ano na Europa. Nesse levantamento, só a Espanha, país-sede do Aimplas, responde por 300.000 toneladas. Paralelamente, a maior parte da espuma de poliuretano (PU) da indústria automotiva, de colchões e de produtos similares é depositada em aterros, sem contar outros resíduos plásticos de difícil reciclagem. De acordo com a Plastics Europe, mais de 6,5 milhões de toneladas de plástico são enviadas para aterros a cada ano.

 

Essa série de dados, expostos pelo Aimplas, corrobora seus estudos em novos processos de reciclagem química que incluem, por exemplo, a degradação anaeróbica. O objetivo é isolar e selecionar microrganismos que biodegradam materiais anaerobicamente mais rapidamente do que os organismos convencionais, o que ajudará a estabelecer um processo de reciclagem mais eficiente.

 

Também está sendo realizado um trabalho para usar processos de quebra parcial de cadeia para obter plásticos com as mesmas especificações iniciais. De acordo com Eva Verdejo, líder e pesquisadora do Grupo de Reciclagem Química, o objetivo é “reduzir o consumo de recursos, reintroduzindo materiais de alto valor agregado na cadeia de valor e gerando produtos e subprodutos que podem ser utilizados na indústria de plásticos, minimizando assim o impacto ambiental da acumulação de resíduos”.

 

A fim de fornecer uma ampla cobertura de toda a indústria de plásticos, a instituição está colaborando neste projeto diretamente com fabricantes de matérias-primas, transformadores, gestores de resíduos e recicladores.

(Foto: Aimplas)

 

Conteúdo relacionado:

Resolução histórica das Nações Unidas tem os plásticos como alvo

Água em estado supercrítico: impulso para a reciclagem avançada de embalagens plásticas

Essência de baunilha é obtida a partir de garrafas PET pós-consumo



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024