A Brenntag (Alemanha), que tem unidade brasileira em São Paulo (SP), está representando com exclusividade no Brasil a linha de aditivos para melhoria de desempenho de plásticos reciclados CirKular+, da Kraton (EUA), que tem subsidiária brasileira em Paulínia (SP).

 

A série de aditivos foi desenvolvida com o objetivo de melhorar o desempenho das resinas recicladas pós-consumo (PCR), tendo como diferencial a linha de produtos SBS, SEBS, e o mais recente, SEBS funcionalizado com anidrido maleico. Essa composição combina o efeito de agentes modificadores de impacto com os compatibilizantes, que estão entre os mais solicitados pelo mercado de plásticos reciclados.

 

Segundo informou Rafael Bringel, da equipe de suporte técnico da Brenntag, os três aditivos mais necessários para as empresas recicladoras são os antioxidantes, que atuam retardando a degradação térmica do material; os compatibilizantes, que ajudam a tornar homogênea a mistura de materiais, que acaba sendo inevitável devido a dificuldades na triagem; e os modificadores de impacto: “Tendo dois aditivos combinados em uma mesma formulação, conseguimos melhorar bastante os reciclados, e se for necessário o uso de antioxidantes, também temos em nosso portfólio”, comentou.

 

A proporção a ser adicionada varia de 1% a 5% em peso, conforme o tipo de produto a ser fabricado com as resinas recicladas. Podem ser melhoradas propriedades como resistência ao impacto, alongamento e módulo de elasticidade, associadas à ação do compatibilizante que combate os efeitos indesejados relacionados à presença de contaminantes.

 

A Brenntag conta com o apoio da Kraton na manutenção de um laboratório completo para apoiar os desenvolvimentos de projetos que necessitem de caracterização mecânica, térmica, reológica ou simulação de processos produtivos, por meio do uso de máquina extrusora dupla-rosca e máquinas injetoras. Conta também com uma equipe técnica que oferece orientações de uso e aplicação, indicação de produtos, acompanhamento de processos, disponibilização de amostras para testes e criação de formulações que atendam às necessidades de cada cliente.

 

 

Foto: Shutterstock

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo

 

Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno

 

 

#Brenntag

#Kraton

#aditivosparareciclados



Mais Notícias PI



Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um banco de dados com informações sobre caracterização de polímeros que deve servir como base para estudos sobre a reciclagem de plásticos.

17/07/2024