A japonesa Yamaha Motor anunciou o desenvolvimento de um polipropileno (PP) reciclado de alta qualidade que pode ser usado na carroceria de suas motocicletas. A empresa começará a utilizar a nova matéria-prima com os principais modelos urbanos de 2023, priorizando os mercados asiáticos.

O PP reciclado é composto de material pré-consumo (ou pós-industrial), com um histórico de fabricação rastreável e sem risco de conter substâncias nocivas ao meio ambiente. Alçado à condição de material de engenharia conforme os aditivos que recebe, o PP é usado em cerca de metade das peças de carroceria externa dos modelos da Yamaha. Já o material recém-desenvolvido oferece altos níveis de resistência e boa qualidade superficial em comparação com materiais reciclados convencionais, podendo ser usado também em áreas que requerem boas características estéticas.

Com a aplicação pioneira do PP reciclado, a empresa planeja aumentar a taxa de utilização desse material em motocicletas e gradualmente adotá-lo também em outras categorias de produtos.

O Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group estabelece que a empresa deve atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios - incluindo toda a sua cadeia de suprimentos - até 2050. Para isso, foi estabelecida uma meta de uso de materiais 100% sustentáveis até 2050, o que abre horizontes para o uso de materiais reciclados.

 

 

Imagem (Yamaha) : Modelo Gear 125, para o mercado da Indonésia

 

 

Leia também:

 

 

Reciclagem e valorização de resíduos em discussão

 

Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno

 

 

#Yamaha

##reciclado

 

 



Mais Notícias PI



Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024