A japonesa Yamaha Motor anunciou o desenvolvimento de um polipropileno (PP) reciclado de alta qualidade que pode ser usado na carroceria de suas motocicletas. A empresa começará a utilizar a nova matéria-prima com os principais modelos urbanos de 2023, priorizando os mercados asiáticos.
O PP reciclado é composto de material pré-consumo (ou pós-industrial), com um histórico de fabricação
rastreável e sem risco de conter substâncias nocivas ao meio ambiente. Alçado à condição de material de engenharia conforme os aditivos que recebe, o PP é usado em cerca de metade das peças de carroceria externa dos modelos da Yamaha. Já o material recém-desenvolvido oferece altos níveis de resistência e boa qualidade superficial em comparação com materiais reciclados convencionais, podendo ser usado também em áreas que requerem boas características estéticas.
Com a aplicação pioneira do PP reciclado, a empresa planeja aumentar a taxa de utilização desse material em motocicletas e gradualmente adotá-lo também em outras categorias de produtos.
O Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group estabelece que a empresa deve atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios - incluindo toda a sua cadeia de suprimentos - até 2050. Para isso, foi estabelecida uma meta de uso de materiais 100% sustentáveis até 2050, o que abre horizontes para o uso de materiais reciclados.
Imagem (Yamaha) : Modelo Gear 125, para o mercado da Indonésia
Leia também:
Reciclagem e valorização de resíduos em discussão
Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno
#Yamaha
##reciclado
Mais Notícias PI
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025