O poliuretano (PU) é um dos polímeros termofixos mais versáteis. De acordo com sua formulação, é capaz de assumir formas que vão desde espumas rígidas e flexíveis até mesmo adesivos e elastômeros. Por isso o material compõe uma infinidade de produtos, tais como sapatos, colchões e material de isolamento, e até pás de turbinas eólicas e componentes para aviões e automóveis.

 

O aumento da demanda e da produção de PU tem resultado em uma quantidade cada vez maior de resíduos, e isso passou a demandar também métodos de reciclagem do material, alguns dos quais já foram noticiados na seção Reciclagem de Plástico Industrial.

 

Uma nova pesquisa está sendo desenvolvida pelo consórcio dinamarquês RePURpose, e está mostrando que os poliuretanos de uso comercial podem ser despolimerizados em blocos de construção monoméricos por meio da reciclagem química, dando origem a um material com as mesmas características do original.

 

Os pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Nanociência (iNANO) e do Departamento de Química da Universidade de Aarhus (Dinamarca) relataram que um sistema catalítico baseado em manganês – um metal abundante – , dihidrogênio e álcool isopropílico é eficaz para decompor diferentes tipos de PU em um poliol e uma fração de amina, os monômeros iniciais.

Mais informações estão disponíveis nos artigos publicados pela equipe de pesquisadores, no site www.repurpose.nu.



Foto: RePURpose
 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem química de PU integra projeto de economia circular

Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas




 

#RePURpose #poliuretano #reciclagemdePU



Mais Notícias PI



Bracol aumenta o uso de PVC e PU reciclados na produção

A empresa adotou diretrizes de reciclagem de poli(cloreto de vinila) (PVC) e poliuretano (PU) proveniente de processos produtivos, material que passou a ser triturado em suas fábricas e reinserido na fabricação de calçados de segurança.

22/08/2025


Fracasso nas negociações do Tratado Global dos Plásticos

Divergências sobre design de produto, financiamento, produção de plástico virgem e eliminação de químicos tóxicos travam aprovação de um tratado global. Fato torna ainda mais relevante as ações voluntárias de empresas e governos.

19/08/2025


Injetora elétrica vai processar espumas de material pós-consumo

A Engel vai demonstrar na feira K a fabricação de peças para a construção civil feitas de espuma de material reciclado.

12/08/2025