A limpeza de peças, assim como procedimentos de lavagem na indústria, é uma rotina que até pouco tempo não tinha a atenção devida, até que os processos produtivos se tornaram mais complexos e passaram a envolver mais responsabilidade, demandando uma cadeia de suprimento de produtos e serviços capaz de contribuir para o alcance de metas de produtividade, hoje bastante associadas também à sustentabilidade.

 

O crescimento das atividades e da importância deste setor levou a organizadora de eventos alemã Deutsche Messe a programar mais uma edição presencial da feira Parts2Clean, que vai acontecer entre os dias 11 e 13 de outubro, na cidade de Stuttgart, Alemanha.

 

Fundamental em áreas que vão desde a indústria automotiva e seus fornecedores até o setor de tecnologia médica, a limpeza de superfícies exige soluções novas e adaptadas a serem mostradas pelos expositores do evento, que também será dedicado a segmentos como o de reciclagem de matérias-primas e remanufatura de produtos, cada vez mais importantes em razão das sucessivas quebras da cadeia de suprimento da indústria em geral.

 

Entre as atrações dos expositores intersetoriais da feira estão processos químicos úmidos, soluções de secagem energeticamente eficientes, recipientes para limpeza e transportadores de peças de trabalho até tecnologias para limpeza a seco, como jateamento com CO2, plasma, laser, vibração e processos por ar comprimido. Outras áreas incluem o controle, monitoramento e inspeção dos processos de limpeza, enxágue e secagem.

 

A automação dos processos, incluindo o manuseio de peças e a integração inteligente dos meios de limpeza em fábricas conectadas e com soluções em nuvem também estarão em discussão, o que inclui os ambientes de fabricação em sala limpa.

 

Uma série de conferências será realizada simultaneamente ao evento, com apresentações traduzidas simultaneamente do alemão para o inglês. O encontro é organizado em conjunto com a Fraunhofer Cleaning Business Unit, unidade no Instituto Fraunhofer dedicada aos negócios no setor de limpeza, e a Associação Alemã de Limpeza de Peças Industriais (FiT). As apresentações serão também transmitidas ao vivo no site do evento.

 

Foto: Deutsche Messe


 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem mecânica e química em alta na K

 

Aplicativo faz a triagem de plásticos para reciclagem


 

#limpezadepeças



Mais Notícias PI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025