A Engel, fabricante austríaca de máquinas e sistemas automatizados para injeção, realizou a conferência med.con, em Stuttgart (Alemanha), para debater o processamento de plásticos em sala limpa, com demonstração de máquinas em operação. Inteligência artificial e big data foram tópicos importantes, pois abrem caminho para sistemas com mais garantia da qualidade, segurança e eficiência de custos em tecnologia médica.

 

"O volume de dados gerados está aumentando, mas o uso dos dados não", afirmou Uwe Herbert, gerente de TI da Ypsomed, fabricante de sistemas para automedicação que utilizam materiais injetados. Para melhorar a qualidade dos produtos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos unitários, Herbert defende a conexão entre sistemas de TI dos departamentos individuais da empresa e dá aos funcionários a liberdade de que precisam para experimentar as novas abordagens.

 

"Precisamos mudar quando se trata de inteligência artificial", enfatizou Christian Pommereau, engenheiro principal da empresa farmacêutica Sanofi-Aventis da Alemanha, ao comentar o quanto a divisão de fabricação de medicamentos do grupo está à frente neste campo. “Para evitar que a indústria de processamento de plásticos perca terreno, é preciso que fornecedores e usuários conversem”, concluiu.

 

A validação do controle dinâmico de processos com a ajuda de um assistente inteligente, que é um recurso essencial da fábrica inteligente, deve ser planejada em detalhes e projetada com segurança.

Christoph Lhota, vice-presidente da Engel Medical, relatou como o sistema de assistência ao controle de peso iQ, da Engel, pode ser integrado às regras e regulamentos aceitos pelos auditores, com base no trabalho de desenvolvimento contínuo.

 

Os desenvolvedores da empresa investigaram várias abordagens do processo de validação e, finalmente, criaram um procedimento que define as janelas do processo para que os parâmetros sejam ajustados retroativamente, permitindo a validação de processos dinamicamente controlados em conformidade com a EN ISO e FDA.

 

Em sua palestra, o executivo deu uma visão de outros tópicos que estão ganhando importância em tecnologia médica e sobre os quais os desenvolvedores da empresa estão trabalhando intensamente. Eles incluem a moldagem por injeção de borracha de silicone líquido em sala limpa, moldagem por injeção eficiente de lotes muito pequenos e moldagem por injeção estéril, pois a classe ISO 5 de regulamentação para procedimento em sala limpa é cada vez mais necessária no processamento de plásticos.

 

"A ISO 5 é um planeta totalmente diferente. A velocidade de abertura da máquina de moldagem por injeção é significativa neste caso", disse Lhota. A Engel opera sua própria sala limpa em sua sede em Schwertberg (Áustria), a fim de adaptar especificamente suas máquinas, robôs e tecnologias a essa nova classe de requisitos.

 

Demonstração em sala limpa

 

Durante o evento, produtos médicos sofisticados foram fabricados em células de produção altamente integradas e automatizadas. Havia peças de caixa com paredes espessas que podem ser produzidas em um molde de oito cavidades usando a tecnologia servoelétrica Vario-Spinstack, da desenvolvedora de moldes Hack Formenbau, com tempos de ciclo particularmente curtos e com um custo unitário baixo.

Outro exemplo é o porta-agulhas para seringas de segurança de 1 ml em um molde de 16 cavidades, da Fostag Formenbau, com 0,08 grama por peça. As espessuras de parede muito finas e diferentes dos porta-agulhas requerem controle de processo extremamente preciso, que o sistema de controle iQ assegura. Os porta-agulhas são desmoldados por um robô linear e transferidos para o sistema de distribuição, todos da mesma fabricante.

 

Foto:

Palestras e demonstração de máquinas no evento med.con, sobre plásticos e tecnologia médica

 

#plásticos_na_área_médica

 



Mais Notícias PI



Aditivo à base de zinco protege superfícies plásticas

Empresa lança aditivo que impede a disseminação de vírus, bactérias e fungos em superfícies plásticas

27/10/2020


Plataforma gratuita de IoT industrial

Para incentivar a transformação digital na indústria, a Siemens passou a oferecer uma versão gratuita do sistema operacional MindSphere.

27/10/2020


A transição entre a injeção e a impressão 3D

Recursos da máquina para impressão 3D de fabricante de injetoras serão mostrados na versão digital da feira Formnext.

26/10/2020