A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que mostrou que um percentual de 80% de empresas de médio e grande porte do ramo industrial obteve ganhos em produtividade ao implementar o uso de novas tecnologias em seu chão de fábrica durante a pandemia de Covid-19.

Estudo sobre investimento em tecnologia mostra caminhos para driblar a crise

 

De acordo com o estudo encomendado pela entidade ao instituto FSB Pesquisa, a grande maioria das companhias participantes do levantamento mencionou que os ganhos obtidos também estão relacionados à competitividade e à lucratividade. Além disso, foi apontado que 5% das entrevistadas obtiveram ganhos relacionados a estes assuntos, enquanto 3% delas disseram ter obtido resultados menos expressivos.

 

Em comunicado à imprensa, Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, comentou que incentivar a implementação de novas tecnologias em parques fabris é fundamental para o enfrentamento das dificuldades causadas pela atual crise sanitária. “Diante do surgimento de pandemias como a de Covid-19, e de obstáculos ao crescimento econômico e à melhoria das condições de vida da população, estimular o espírito inovador é primordial para avançarmos”, concluiu.

 

 

Automação e trabalho manual

 

Outro assunto que foi abordado por meio da pesquisa é o uso de tecnologia/ferramentas que se aproximem dos conceitos de indústria 4.0, e que sejam úteis para a capacitação de profissionais. Este é um tema recorrente no ramo industrial e inevitavelmente levanta questões sobre a modernização do chão de fábrica, aumento da produção e o mantenimento de empregos.

 

“Ganhos operacionais impulsionam diretamente a rentabilidade e, por consequência, o desenvolvimento econômico, ajudando a salvar empresas e empregos”, comentou Fábio Rodrigues, CEO da Novidá (São Paulo, SP). Segundo ele, “existe um desequilíbrio muito grande entre as máquinas e o trabalho manual, e por isso é tão importante que a indústria inove”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Imagem: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

 

As aplicações atuais da impressão 3D no ambiente industrial

 

Financiamento para projetos com uso de grafeno

 

#FSBPesquisa #CNI #Indústria40 #Plástico #Covid19

 



Mais Notícias PI



Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022


Mais aproveitamento na reciclagem de fios e cabos 

Empresa do ABC paulista desenvolveu maquinário que separa o material polimérico dos metais presentes em fios e cabos, garantindo, em alguns casos, 99,9/% de pureza para o cobre obtido.

24/05/2022


Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil

Sistema abrange a interconectividade entre máquinas, além da coleta e transmissão de dados em tempo real, in loco e remotamente.

24/05/2022