A Avery Dennison – empresa norte-americana de ciência de materiais para rótulos e comunicação visual, com subsidiária em São Paulo (SP) – uniu-se a outras companhias para a criação de um novo consórcio global, no âmbito da economia circular para rótulos, chamado Circular Economy for Labels (CELAB).

 

A iniciativa tem como objetivo trabalhar a consciência ambiental em toda a cadeia produtiva e oferecer soluções de reciclagem de esqueletos e liners, maiores resíduos gerados após a produção e aplicação dos produtos de rotulagem, segundo informativo da Avery Dennison.

 

O programa alinha-se aos compromissos de sustentabilidade da companhia, dos quais fazem parte as metas traçadas para 2025, entre elas, assegurar que suas operações sejam 95% livres de deposição em aterros sanitários, 75% de reuso dos resíduos e trabalhar para que 70% da indústria tenha acesso à reciclagem de esqueletos e liners.

 

Com um percentual de apenas 52% de resíduos reciclados em nível global, a CELAB pretende unir esforços para ampliar esse processo e criar maior circularidade para tais produtos. Guiada por quatro princípios básicos, a coalizão se baseia em desenvolver soluções rentáveis aliadas às opções mais favoráveis ao meio ambiente. Para isso, utiliza a cadeia de valor para construir escala e avançar com soluções de reciclagem para os convertedores, incluindo os parceiros de impressão e aplicação de rótulos.

 

De acordo com informações da Avery Dennison, o CELAB é parte das suas ações globais, que visam promover abordagens circulares em todo o mundo para a reciclagem por meio de seu Programa Circular AD, o qual inclui:

 

 

Segundo Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente geral de negócios para Materiais para Rótulos e Comunicação Visual da Avery Dennison na América Latina, “nosso objetivo com o Programa Circular é unir toda a cadeia produtiva e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, a fim de criar a consciência ambiental e, juntos, chegarmos a soluções economicamente viáveis de reciclagem e reutilização de resíduos, que podem ser transformados em novos produtos em todo o mundo. Aqui no Brasil, a busca por novos parceiros é contínua, pois o propósito é tornar toda a indústria brasileira de etiquetas mais sustentável”, afirma.

 

Além disso, o CELAB estabelece uma organização imparcial para impulsionar o progresso, alinhada com requisitos legislativos e de consumo. O consórcio permite, por meio de grupos de trabalho, uma supervisão global para a consistência das comunicações e dos processos. Dentre as empresas membros da coalizão estão, além da Avery, Basf, Elkem, Henkel, Mondi Group, PolyPlex e UPM Raflatac.

 

(Foto: Avery Dennison)

#reciclagemderotulos #consorciodereciclagem #averydennison #celab

 

Conteúdo relacionado:

Marca d’ água digital: um novo recurso para simplificar a reciclagem

Os desafios da reciclagem durante a pandemia da COVID-19



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024