Uma parceria estabelecida entre a Brasiplac, empresa fabricante de telhas a partir de material reciclado sediada em Itapeva (SP), pertencente ao grupo Ambiplac, e a Camargo Embalagens (Tiête, SP) vai promover a fabricação de linhas de telhas ecológicas feitas a partir de resíduo plástico pós-industrial.

 

Empresas brasileiras formam parceria para promover a fabricação de telhas usando material reciclado 

As principais vantagens proporcionadas pelas telhas são altos índices de isolamento acústico e térmico (retenção de 87% da temperatura externa). Elas apresentam propriedades anti mofo, boa impermeabilidade, resistência a cargas de até 150 kg/m² e não propagam chamas, podendo ser utilizadas em aplicações como, por exemplo, telhados e coberturas, fechamento de obras, esqueleto de construções, entre outras.

 

Desde 2018, a fabricante de telhas adquire mantas de alumínio para confeccionar a parte superior dos seus produtos, e passou também a absorver as aparas dos resíduos industriais. Assim, a companhia realiza a reciclagem do resíduo plástico e produz resinas para a composição da “massa” utilizada na produção das chamadas telhas ecológicas.

 

Segundo Alex Fernando, gerente da fábrica da Brasiplac, atualmente são utilizadas por mês mais de 500 toneladas de aparas industriais na fabricação das telhas, sendo esses materiais fornecidos por companhias parceiras cadastradas e homologadas. “Ou seja, cada empresa possui um tipo de matéria-prima específica. Nós preparamos a porcentagem de cada material para chegar a um produto de boa qualidade, produzindo até 25 mil itens por mês”, concluiu.

 

De acordo com comunicado da Camargo enviado à imprensa, estima-se que dos 6 bilhões de embalagens longa-vida produzidas por ano no País, menos de 14% são reaproveitadas, índice considerado baixo, tendo em vista que elas podem levar até 100 anos para se decompor em função de seus materiais constituintes, como o plástico e alumínio por exemplo, os quais representam cerca de 20% e 5% de sua composição, respectivamente.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3523-1199 ou (15) 3285-5200.



 

(Foto: Camargo, Ambiplac)





Conteúdo relacionado:

 

Fabricante de injetoras inaugura centro de embalagens

 

Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

 

#Brasiplac #Reciclagem #CamargoEmbalagens #PI



Mais Notícias PI



Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022


Relatório aponta colapso dos preços globais de petroquímicos

Índice mensal da ICIS aponta queda acentuada dos preços, em cenário de recessão mundial.

09/08/2022


Energia limpa para o processo de rotomoldagem

Em projeto pioneiro, a Fortlev vai usar unidades de armazenamento de energia térmica para alimentar suas linhas de rotomoldagem de caixas d’água. Parceria com a fornecedora israelense também vai permitir que a empresa comercialize as unidades no Brasil.

09/08/2022