Os plásticos são amplamente usados na fabricação de equipamentos desenvolvidos para praticantes de esportes radicais como, por exemplo, bicicletas elétricas (E-bikes) e capacetes.


Um dos recentes projetos nesta área, tendo a aplicação de polímeros como caminho para a fabricação de equipamentos recicláveis para a prática esportiva, é a prancha de surfe feita totalmente com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade Ecoboard FT77, criada por Filipe Toledo, bicampeão mundial de surfe (foto ao lado).


O EPS utilizado na fabricação do novo modelo de prancha foi fornecido pela Termotécnica, com matriz no município catarinense de Joinville, ao passo que a sua produção ficou a cargo da Kos Blanks, situada em Florianópolis (SC). Trata-se de uma parceria estabelecida entre as companhias e o surfista profissional que tem como premissa promover a sustentabilidade por meio do esporte.


Neste sentido, a Termotécnica, por meio do Programa Reciclar EPS – que integra uma rede de cooperativas, associações de recicladores e órgãos governamentais –, também visa incentivar os praticantes de surfe a destinar corretamente a prancha Ecoboard FT77 após o término de sua vida útil.

 

O presidente da empresa, Albano Schmidt, comentou mais sobre a aplicação de EPS na fabricação de artigos esportivos: “Graças às diversas possibilidades de moldagem do poliestireno expandido, é possível desenvolver soluções para diversos segmentos como o de surfe. Além disso, já fornecemos matéria-prima para a estrutura interna de pranchas tradicionais”. 

 

Filipe Toledo também comentou sobre a nova prancha, se referindo a ela como “uma novidade que já venho elaborando há um tempo e que finalmente saiu do papel”. Ele atrelou ao projeto a seguinte mensagem: “Juntos podemos criar ondas de mudança e deixar um legado para as futuras gerações. Faça parte desta mudança!”.


Mais informações podem ser obtidas aqui. Em Aplicações está disponível conteúdo sobre o uso de plásticos na fabricação de diversos produtos para os mais variados segmentos. 

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

Imagem: Termotécnica/Filipe Toledo/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

 

Ensaio de embalagem para ovos feita de bioplástico composto por glicerina residual da produção de biodiesel

 

#Termotécnica #FilipeToledo #KosBlanks #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


E-bikes com quadro de termoplástico serão testadas em expedição

Da Alemanha à África, os componentes de três bicicletas elétricas serão submetidos às intempéries de regiões montanhosas, desérticas e com neve.

12/12/2023