A alemã Sikora, desenvolvedora de sistemas de medição contínua para linhas de extrusão que tem subsidiária brasileira em Jundiaí (SP), divulgou os novos produtos e sistemas que vai exibir na feira K, que acontece em outubro, na Alemanha.

 

Durante o evento de imprensa K Preview, realizado em Dusseldorf no mês de junho, executivos da empresa destacaram o crescimento das vendas que tem sido puxado pelos setores de infraestrutura, construção civil, automotivo e industrial, este último relacionado à infraestrutura para data centers e aplicações de Internet das Coisas (IoT) inteligência artificial (IA).

 

Agora pertencente ao grupo MAAG, a empresa divulgou dispositivos de inspeção on-line e análise off-line da espessura de tubos baseados no uso de raios-X, os quais levam em conta aspectos como o índice de refração, que funciona como uma impressão digital do material plástico durante o processo de medição da “contração dinâmica” (dynamic shrinking).

 

O método patenteado, empregado na família de medidores Centerwave (foto à direita), pondera as alterações do material ao longo do seu resfriamento, as quais são determinantes das mudanças de espessura e alterações de parâmetros como o diâmetro externo dos tubos. Degradação, contaminação por metais e pontos pretos são diagnosticados e mostrados em relatórios detalhados por tipo de contaminação, e os equipamentos podem ser posicionados em diferentes pontos da linha de produção. O destaque será o modelo Centerwave 6000 / 1600, que mede tubos com diâmetros de 250 a 1.600 mm.

 

A empresa vai apresentar pela primeira vez o sistema X-Ray 6000 Pro c-PipeAI, baseado em inteligência artificial (IA), para medição de tubos corrugados de parede dupla. Ele combina a precisão dos raios-X com os recursos de um software de IA para a detecção da excentricidade, especialmente no momento crítico que é o início da extrusão dos tubos, quando é necessário cuidado adicional em relação à centralização em relação à matriz.

 

A Sikora também vai convidar os visitantes a trazerem grânulos de materiais plásticos para serem inspecionados ao vivo pelo sistema Purity Concept V. Caso seja detectada alguma contaminação, o visitante recebe um relatório detalhado do teste. Caso não seja detectada, a empresa promete uma surpresa para os participantes. A conferir!

 

Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.

 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Imagens: Sikora

 

 

Leia também:

 

ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva

 

PVC reciclado está no radar da Battenfeld Cincinnati

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025


Plataforma simplifica programação de robôs industriais

A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.

25/11/2025


LEGO anuncia o uso de impressão em 3D na fabricação de coleção temática

Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.

25/11/2025