A alemã Sikora, desenvolvedora de sistemas de medição contínua para linhas de extrusão que tem subsidiária brasileira em Jundiaí (SP), divulgou os novos produtos e sistemas que vai exibir na feira K, que acontece em outubro, na Alemanha.
Durante o evento de imprensa K Preview, realizado em Dusseldorf no mês de junho, executivos da empresa destacaram o crescimento das vendas que tem sido puxado pelos setores de infraestrutura, construção civil, automotivo e industrial, este último relacionado à infraestrutura para data centers e aplicações de Internet das Coisas (IoT) inteligência artificial (IA).
Agora pertencente ao grupo MAAG, a empresa divulgou dispositivos de inspeção on-line e análise off-line da espessura de tubos baseados no uso de raios-X, os quais levam em conta aspectos como o índice de refração, que funciona como uma impressão digital do material plástico durante o processo de medição da “contração dinâmica” (dynamic shrinking).
O método patenteado, empregado na família de medidores Centerwave (foto à direita), pondera as alterações do material ao longo do seu resfriamento, as quais são determinantes das mudanças de espessura e alterações de parâmetros como o diâmetro externo dos tubos. Degradação, contaminação por metais e pontos pretos são diagnosticados e mostrados em relatórios detalhados por tipo de contaminação, e os equipamentos podem ser posicionados em diferentes pontos da linha de produção. O destaque será o modelo Centerwave 6000 / 1600, que mede tubos com diâmetros de 250 a 1.600 mm.
A empresa vai apresentar pela primeira vez o sistema X-Ray 6000 Pro c-PipeAI, baseado em inteligência artificial (IA), para medição de tubos corrugados de parede dupla. Ele combina a precisão dos raios-X com os recursos de um software de IA para a detecção da excentricidade, especialmente no momento crítico que é o
início da extrusão dos tubos, quando é necessário cuidado adicional em relação à centralização em relação à matriz.
A Sikora também vai convidar os visitantes a trazerem grânulos de materiais plásticos para serem inspecionados ao vivo pelo sistema Purity Concept V. Caso seja detectada alguma contaminação, o visitante recebe um relatório detalhado do teste. Caso não seja detectada, a empresa promete uma surpresa para os participantes. A conferir!
Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.
____________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagens: Sikora
Leia também:
PVC reciclado está no radar da Battenfeld Cincinnati
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025
Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.
25/11/2025