Um acordo entre o Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico e a Redit Ventures, instituição especializada em gestão de fundos que integra a Rede de Institutos Tecnológicos da Comunidade Valenciana (Redit), todos situados na Espanha, levou à criação de uma empresa que vai desenvolver compostos termoplásticos reforçados com fibras longas.
A nova companhia se chama Lofty Composites e chega com a premissa de criar materiais compostos reforçados que reúnam características como alta resistência mecânica e leveza, além de resistência à chama, pensados para aplicações na indústria automobilística e aeronáutica, bem como no setor ferroviário, por exemplo.
Os materiais, conforme foi divulgado para a imprensa, serão feitos de uma matriz polimérica termoplástica reforçada com fibra longa e contínua, visando ao desenvolvimento de fitas. A partir daí, conforme o objetivo das partes envolvidas, poderão ser fabricadas peças plásticas por injeção e moldagem por compressão, além de outros processos que serão analisados.
Em resumo, a ideia do Aimplas e da Redit Ventures é proporcionar à indústria de manufatura materiais sustentáveis que possam substituir, por exemplo, polímeros termofixos e outros materiais cuja reciclagem atualmente se mostra complexa e/ou inviável. E que possam ser convertidos em novas resinas e reinseridos no ciclo produtivo. José Luis Yusá, presidente do Aimplas, comentou que o lançamento da empresa reflete o compromisso dessa parceria com “atividades amigas do ambiente”.
No site da Lofty Composites podem ser obtidas mais informações. Um estudo sobre o desenvolvimento de graus de PP para a construção de automóveis mais leves está disponível na seção Artigos técnicos, onde você encontra muitos outros trabalhos sobre plásticos.
__________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________
Imagem: Aimplas e Redit Ventures.
Mais conteúdo:
Plasma atmosférico como auxiliar na transformação de resinas recicladas
Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos
#Aimplas #ReditiVentures #LoftyComposites
Mais Notícias PI
Fabricante de sistemas de medição, inspeção e controle da extrusão de tubos, a Sikora vai exibir os novos recursos de seus equipamentos na K, e reserva uma experiência interativa para os visitantes.
15/07/2025
Em livro baseado em sua experiência profissional e acadêmica, o designer Dijon de Moraes esclarece o conceito de metaprojeto, que abarca aspectos subjetivos e os novos desafios do design de produtos.
15/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025