Um acordo entre o Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico e a Redit Ventures, instituição especializada em gestão de fundos que integra a Rede de Institutos Tecnológicos da Comunidade Valenciana (Redit), todos situados na Espanha, levou à criação de uma empresa que vai desenvolver compostos termoplásticos reforçados com fibras longas.


A nova companhia se chama Lofty Composites e chega com a premissa de criar materiais compostos reforçados que reúnam características como alta resistência mecânica e leveza, além de resistência à chama, pensados para aplicações na indústria automobilística e aeronáutica, bem como no setor ferroviário, por exemplo. 

Os materiais, conforme foi divulgado para a imprensa, serão feitos de uma matriz polimérica termoplástica reforçada com fibra longa e contínua, visando ao desenvolvimento de fitas. A partir daí, conforme o objetivo das partes envolvidas, poderão ser fabricadas peças plásticas por injeção e moldagem por compressão, além de outros processos que serão analisados.


Em resumo, a ideia do Aimplas e da Redit Ventures é proporcionar à indústria de manufatura materiais sustentáveis que possam substituir, por exemplo, polímeros termofixos e outros materiais cuja reciclagem atualmente se mostra complexa e/ou inviável. E que possam ser convertidos em novas resinas e reinseridos no ciclo produtivo. José Luis Yusá, presidente do Aimplas, comentou que o lançamento da empresa reflete o compromisso dessa parceria com “atividades amigas do ambiente”.


No site da Lofty Composites podem ser obtidas mais informações. Um estudo sobre o desenvolvimento de graus de PP para a construção de automóveis mais leves está disponível na seção Artigos técnicos, onde você encontra muitos outros trabalhos sobre plásticos.

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________ 

 

Imagem: Aimplas e Redit Ventures.

 

Mais conteúdo:

 

Plasma atmosférico como auxiliar na transformação de resinas recicladas

 

Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos

 

#Aimplas #ReditiVentures #LoftyComposites



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025